A Coroa de Advento!

01/12/2017

A COROA DE ADVENTO tem a sua origem na Europa. No inverno, os povos pagãos acendiam algumas velas as quais representavam o “sol com a esperança de que a luz e o seu calor voltassem após o inverno. Os primeiros missionários cristãos aproveitaram tal tradição para evangelizar. Dos costumes populares passaram a ensinar-lhes a fé cristã. Por isso, a coroa traz uma grande quantidade de símbolos que apontam à nossa fé em Jesus. O formato em círculo, onde não há princípio ou fim, é sinal do amor de Deus que é eterno. Jesus mesmo se identifocou como sendo o “Alfa e o ômega”. Os ramos verdes apontam à esperança. Em meio ao frio do inverno, o verde é a cor da vida que renasce. As quatro velas da coroa simbolizam os quatro domingos de Advento. No início, a coroa está sem luz e sem brilho. Isso recorda a experiência da escuridão no pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada da luz ao mundo. A fita vermelha aponta ao sangue derramado por Jesus que nos enlaça, aproximando-nos de Deus, o Pai. Leia João 1.1-5.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45033
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br