A Construção de Pontes

04/07/2011

Uma das mais criativas invenções da engenharia humana é a construção de pontes. A ponte une dois lugares que, de outra maneira, estariam definitivamente separados. Ela elimina o abismo; o obstáculo que separa as pessoas de um lado e de outro de um rio; ela afasta o perigo de afogar-se na água para buscar o encontro. A ponte aproxima as pessoas; prolonga os caminhos; facilita a passagem; multiplica as oportunidades para o encontro.


Entre nós, seres humanos, também deveria haver mais pontes, para que nos aproximemos mais uns dos outros. Tais pontes poderiam eliminar os abismos que nos separam, os preconceitos que nos afastam uns dos outros. Poderiam dissipar a visão à distância, que turva a vista e não permite que enxer¬guemos o outro em sua plenitude. As pontes entre os seres humanos eliminariam as tantas coisas que nos separam.

Que material somos chamados a usar para construir tais pontes que nos unem às outras pessoas? Será o concreto, a pedra, a madeira ou o aço? Não. Todos estes materiais são frágeis. O tempo os corrói, tornando a ponte fraca, ameaçando desfazer novamente as tênues ligações que uniram caminhos diferentes. O material de que necessitamos é o mesmo que Deus usou para fazer a ponte que nos permite chegar novamente diante dele: o amor. Ele não poupou o seu único Filho, Jesus Cristo. Ele sacrificou-o numa cruz, para mostrar o quanto nos ama e que nada poderá nos separar dele.

Esta ponte de amor quer também nos levar aos outros. O amor é o material que nos ajuda a construir pontes entre os diferentes credos religiosos que nos separam; pontes entre as diferentes raças; pontes entre os idosos e os jovens; pontes entre os que perdoam e os que recebem perdão; pontes entre o passado e o futuro. O amor é o material que nos permite edificar pontes que nos aproximam até mesmo de nossos inimigos, daqueles que detestamos, que não queremos mais ver. Que Deus nos transforme em construtores de pontes entre as pessoas, assim como ele construiu a ponte que nos reconciliou com ele, através do sangue de Jesus Cristo.

P.Clovis Horst Lindner, Blumenau / SC


Autor(a): Clovis Horst Lindner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8790
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br