A boa notícia

Meditação

23/12/2005


A Igreja cristã vive no mundo contemporâneo um dilema muito sério. Situa-se em meio às tradições inspiradas pelas festividades natalinas e vive o desafio de manter-se fiel ao Evangelho de Jesus Cristo. É boa notícia que contradita as tradições culturais saídas das expectativas e dos sentimentos humanos..

Permanece em evidência e mantém sua atualidade para a grande família ecumênica o testemunho do profeta visionário Isaías: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito... (Isaías 42.1-3).

O medo do nadador inseguro é afundar na água. O medo do ser humano, um reflexo de sua humanidade e de suas limitações, pode ser o de se afogar no mar das mágoas, da tristeza, da incompetência, da tentação e da solidão.

O Natal, porém, está chegando, e o profeta anuncia: Tu não te afogarás... Embora haja razões, a cada novo dia, para o temor, o mensageiro de Deus anima e diz: Não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo.

Se a árvore na mais violenta das tempestades pudesse falar, com certeza, gritaria em meio ao movimento fortíssimo do vento: Tenho medo de ser quebrada! Minha vontade é de permanecer firme, dar sombra, servir de lugar onde os pássaros fazem seus ninhos. Quero dar flores, sementes e frutos...

O Natal, porém, está chegando. e o profeta anuncia: Jesus Cristo, a oferta da salvação é verdadeira, por isso tu não quebrarás... Embora haja motivos, a cada novo dia, para o temor, o mensageiro de Deus anima e diz: Não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo.

Se a vela acesa ameaçada pelo vento pudesse, ela diria: Fecha depressa a janela, encosta a porta porque não quero apagar, não suporto o vento. O vento é ameaça à luz frágil da vela que brilha no meio da escuridão. O ser humano experimenta com pavor, quando a luz da esperança se apaga e o vento das incertezas, do fim e da morte se transforma em ameaça de verdade.

O Natal, porém, está chegando e Deus anuncia: A tua luz não se apagará, Deus é contigo. Eis o meu servo, eis o meu Filho escolhido. Embora haja razões, a cada novo dia, para o temor, o mensageiro de Deus anima e diz: Não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus está contigo.

Não seremos quebrados, tampouco será apagada a chama da esperança e da vida e também não afogaremos no mar das mágoas, das frustrações e da incompetência! A alma de Deus presente no mundo tem nome: Jesus Cristo, Salvador, Deus-Conosco, Deus da Misericórdia, Príncipe da Paz, Pai da Eternidade. Trocou a glória por desdém, tornou-se nosso irmão. O Cristo oculta seu poder, submisso aceita a dor, humilde servo vem a ser do mundo o Criador. A misericórdia de Deus, presente no mundo, não grita em praça pública. É misericórdia silenciosa. Por causa do nascimento do menino Jesus, Deus se tornou irmão conhecido. É verdade, aconteceu uma troca singular. O evento do Natal é o início de uma história humana com a promessa de um final feliz. Que a boa notícia do Natal nos transforme em instrumentos do Deus misericordioso, Senhor humilde e humano.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal A Notícia - 23/12/2005

REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br