Mission Eine Welt
Em 1846 Wilhelm Löhe fundava uma instituição para preparar Pastores que deveriam ser enviados a países para os quais alemães estavam emigrado. Havia luteranos indo para a diáspora nos Estados Unidos da América, Austrália, América do Sul, África, Tanzania, Papua Nova Guiné e Europa Oriental. Assim aconteceu e até o ano 1985 mais de 800 pastores foram enviados! Naquele ano algumas outras instituições se ligaram ao trabalho de Löhe, fundando a “Mission Eine Welt” (Missão Um Mundo).
No dia 23 de maio o Coro Paroquial de Metais de Schroeder teve a oportunidade de conhecer as dependências da Mission Eine Welt em Neuendettelsau. E também de certa forma agradecer à ajuda financeira que esta instituição coloca à disposição para auxílio na viagem de regentes alemães quando da realização do Encontro Nacional de trombonistas da IECLB.
A Dra. Gabriele Hoerschelmann, Diretora da Mission, e o Pastor Hans Zeller, responsável pelas parcerias com a América Latina, receberam o Coro de Metais. O Concerto foi no jardim central da Mission Eine Welt.
Também houve um outro marcante momento quando a última música foi tocada. Tratava-se do hino “Quando o povo se reúne”, de autoria do Pastor da IECLB Cláudio Kupka. Casualmente o autor deste hino estava assistindo ao concerto em Neuendettelsau! Ficamos felizes por poder apresentar nossa versão a ele.
E a Pastora da IECLB Adriane Sossmeier ainda conduziu o grupo pelas instalações da oficina de paramentos e a Igreja São Nicolau.