As palavras do P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, foram de gratidão e de estímulo, na sua fala por ocasião do almoço-palestra com o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e Coordenador da Câmara de Gestão e Planejamento do Governo Federal, Jorge Gerdau Johannpeter, no dia 27 de agosto, às 12h, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS.
O almoço-palestra integra as atividades programadas pela Comissão dos Festejos dos 500 Anos da Reforma Luterana, formada por integrantes da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil).
“A cada novo amanhecer, nos é dada a oportunidade de viver para a justiça, o olhar para o horizonte na perspectiva da vida que vence até mesmo a morte. Construída sobre esse alicerce, a Teologia luterana diz: eu, você, nós não precisamos fazer sacrifícios para merecer que Deus olhe por nós, cuide de nós, nos ame. Ele por si decidiu olhar por nós, cuidar de nós, amar-nos. O que nos cabe é aceitar o convite de Deus, pela fé, e viver dessa graça, livres para nos empenharmos pelo bem comum, também para empreender, vendo em cada profissão, inclusive naquela mais humilde, um chamado de Deus, vocação”, destacou o Pastor Presidente da IECLB, expressando gratidão por todos os testemunhos de pessoas empreendedoras, em todos os níveis, seja na Igreja, nos ancionatos, nas editoras, nas instituições diaconais e de educação, nas empresas as mais distintas, enfim por todo o empreendedorismo que não busca merecer a graça de Deus, mas, por saber-se agraciado por Deus, em gratidão, empenha-se pelo bem comum. O P. Nestor também estimulou a seguirmos nessa mesma direção, buscando nesse cerne da Teologia da Reforma a inspiração para o empreendedorismo justo que contribui para o bem comum.
O P. Egon Kopereck, Pastor Presidente da IELB manifestou a sua alegria em participar de mais um evento alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana, comentando que, segundo pesquisa recente, a Reforma é considerada um dos cem fatos mais importantes da história da humanidade e Martim Lutero, o Reformador, um dos dez personagens mais marcantes. “A grande verdade é que a salvação está na fé em Cristo Jesus Somos agradecidos a Deus pela Reforma e pelo seu personagem, Lutero, a quem Deus despertou e encheu de coragem, ousadia e determinação. Queremos festejar esta data da Reforma, ocorrida em 1517, fazendo dela um marco para o nosso povo, para a cidade, para o Estado e para o país inteiro. Que Deus continue abençoando a cada um de nós e à pregação da sua Palavra, nesse mundo tão faminto e sedento do pão e da água da vida que é Cristo, o Salvador”, completou.
Após servido o almoço, os Pastores Presidentes das duas Igrejas foram convidados a compor a mesa, juntamente com Zenar Eckert, Coordenador do Grupo de Trabalho dos 500 anos da Reforma Luterana e Presidente da Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA), e Jorge Gerdau Johannpeter, convidado especial e palestrante do evento.
O Presidente da CEPA relatou a trajetória do projeto que prevê uma “Praça Jardim de Lutero” em Porto Alegre, a exemplo da cidade de Wittenberg, na Alemanha, que homenageasse o movimento da Reforma Luterana e o Reformador, Martim Lutero, tendo em vista que a sede nacional das duas Igrejas luteranas IECLB e IELB é em Porto Alegre “Para alcançar esse sonho, fizemos uma articulação junto ao poder público municipal e aos Empresários com raízes na comunidade luterana, entre eles André Meyer da Silva, Diretor do Grupo Condor, que nos encaminhou ao Diretor da PHORBIS Empreendimentos Imobiliários, Mathias Kisslinger Rodrigues, empresa responsável pela construção e urbanização de um novo loteamento junto à entrada desta capital”. O sonho começava a se tornar realidade. “No dia 6 de agosto último, a Vereadora Maria Celeste protocolou junto a Câmara de Vereadores de Porto Alegre um Projeto de Lei de sua autoria para designação do espaço com a denominação de “Praça Jardim de Lutero”. O local que receberá a praça está localizado no Bairro Anchieta em frente ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, e tem uma área de 23.667m². Assim que o processo for aprovado pelos órgãos públicos, a ArqSoft Arquitetura e Engenharia dará início ao desenvolvimento do projeto arquitetônico da área”, compartilhou Zenar Eckert.
Outra iniciativa também divulgada no almoço-palestra foi o lançamento do Prêmio Empreendedor Luterano, com a primeira edição em 2013, que tem como objetivo destacar uma personalidade por suas iniciativas que tenham contribuído para o bem comum. “Agir com integridade, defender e apoiar a sustentabilidade, investir na responsabilidade social e ter espírito empreendedor são algumas das características que o empreendedor luterano deve ter. Acreditamos que, por meio desse prêmio, estaremos incentivando para que sejam despertados e/ou reconhecidos novos projetos respeitáveis e admiráveis que merecem a atenção e o reconhecimento da sociedade”, finalizou o Coordenador do Grupo de Trabalho dos 500 anos da Reforma Luterana, convidando Jorge Gerdau a palestrar.
“Precisamos ter muita responsabilidade quando falamos em Lutero e tudo o que envolve a Reforma Luterana. O meu tema será gestão. A Gerdau tem 111 anos (1901-2012), 45 mil empregados e está presente em 14 países. Como conseguimos? Com valores e conceitos, mantendo os nossos valores e os nossos conceitos!”, frisou o Empresário ao iniciar a sua fala, que prosseguiu “Respeito é a palavra que os nossos pais sempre reforçaram na nossa educação. Respeitar o cliente é uma questão de sobrevivência para a empresa. Também devemos respeitar o Governo, o sistema tributário, respeitar a segurança dos nossos empregados, respeitar os nossos empregados de forma ampla, fazendo deles pessoas realizadas e comprometidas”. Gerdau também ressaltou que devemos nos perguntar sempre a diferença entre o que falamos e o que conseguimos efetivamente praticar, pois buscar consistência é um exercício extremamente importante.
O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau também falou sobre a necessidade de manter o foco em resultados “Resultado – não somente financeiro, mas de qualquer natureza – é “sangue” em qualquer instituição” e a respeito da importância da educação na vida de qualquer cidadão “O maior patrimônio que existe é educação. Estamos em uma curva descendente e sem reação. Se nós não buscarmos uma educação de qualidade, como fez a Coréia, que cidadão estaremos preparando para o futuro? Nós estamos sendo omissos com a educação”.
Integridade foi outra palavra salientada pelo Empresário, além do termo responsabilidade econômica, ambiental e social. “Há três formas de responsabilidade social: doar e dar a missão como cumprida “eu fiz minha parte”, doar e acompanhar o que é feito com o dinheiro e a melhor delas: doar e buscar construir junto. Essa é a verdadeira!”. Gerdau falou, ainda, que a produtividade e a educação passam pelo capital social e humano “O crescimento, a evolução e a prosperidade dependem desse investimento” e lembrou o relevante trabalho feito pelo voluntariado (Maria Elena Pereira Johannpeter, esposa do Empresário e também presente no evento, é fundadora e Presidente da Parceiros Voluntários, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e apartidária, que, há 15 anos, estimula, capta, capacita e encaminha voluntários às organizações sociais).
Na sequência, Jorge Gerdau recebeu um troféu, como recordação do evento, entregue pelo Presidente da CEPA, e a sua esposa, Maria Elena Pereira Johannpeter, recebeu flores das mãos da Pastora Isabel Toillier, Ministra na Paróquia São Lucas, frequentada pela família.
Jorge Gerdau agradeceu pela oportunidade e afirmou ter sido uma grande satisfação e uma honra fazer parte das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. “A mão de Deus nos ajudou a poder chegar até aqui e esta Comunidade me faz extremamente feliz. Sou muito, muito grato”, disse. Perguntado sobre qual e o espaço da fé no seu cotidiano, como evangélico de confissão luterana, o Empresário afirmou que tudo o que faz, de certa modo, está envolvido com a sua espiritualidade e que se identifica muito com a fé e com a espiritualidade da Igreja luterana.
Representando as Igrejas anfitriãs, o Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), P. Dr. Nestor Friedrich, o Pastor Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), P. Egon Kopereck, o Coordenador da Comissão dos Festejos dos 500 anos da Reforma Luterana e Presidente da Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA) IECLB, Zenar Eckert, e o Presidente do Distrito de Porto Alegre (DIPA) IELB, P. Edgar Lemke.
Representando os parceiros nesse evento, o Presidente da ADCE Associação de Dirigentes Cristão de Porto Alegre (ADCE), Cezar Saldanha Souza Júnior, o Presidente do Grupo de Empreendedores Evangélico-Luteranos de Porto Alegre (GEELPA), Tito Lívio Goron, o Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Diretor Geral da Luterprev, Éverson Oppermann.
Presenças confirmadas no evento: Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Romana, Reverendíssimo Dom Dadeus Grings, Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, Presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Ricardo Russowsky, Presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Zildo de Marchi, Presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio Grande do Sul (ADCE), Antônio D’Amico, Reitor da Faculdades EST, P. Dr. Oneide Bobsin, Diretor Geral do Tecnodohms, Professor Belmiro Meine, Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Fabiano Pereira, da Vereadora Municipal, Maria Celeste e Vereador Municipal, João Carlos Nedel.
Leia também:
Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana - Promoção de almoço-palestra com Jorge Gerdau Johannpeter