50 Anos de Missão da IECLB entre Indígenas

18/03/2011

Em 2011 a IECLB celebra 50 anos de missão continuada entre indígenas no Brasil. Isso é motivo de gratidão a Deus, por conceder a essa igreja minoritária no Brasil o dom de incluir em sua missão grupos ainda mais minoritários e massacrados pela história da colonização: os povos indígenas. Precisamente em março de 1961 iniciaram dois trabalhos missionários, um junto aos Rikbaktsa, no Mato Grosso, e outro junto aos Kaingang, no Toldo Guarita, noroeste do Rio Grande do Sul. Este último completa 50 anos ininterruptos de serviços da IECLB. Os outros sete campos de trabalho (na região amazônica e no sul do Brasil) foram criados ao longo dos últimos 30 anos.

Reconciliação é a missão da IECLB, também entre e junto com indígenas. Essa missão a IECLB recebeu diretamente de Deus, que se reconciliou conosco através de Jesus Cristo e nos concedeu o ministério da reconciliação (II Coríntios 5,18). O desafio para a IECLB é contribuir com a superação dos conflitos de interesses e de direitos que, historicamente, jogaram minorias contra minorias, tanto as minorias indígenas quanto pequenos agricultores, negros, entre outros. O desafio é promover, em atitude dialogal, o respeito intercultural, a construção de relações de justiça e de paz em prol de uma sociedade multiétnica e pluricultural.

A IECLB tem recebido muito reconhecimento por essa sua postura e coragem reconciliadora, tanto de órgãos governamentais e de entidades parceiras no Brasil quanto de igrejas irmãs do exterior. Escolas públicas e particulares, universidades, entidades civis e religiosas buscam a assessoria e competência do COMIN para sua formação em diversidade étnico-cultural. A IECLB chega aos 50 anos de missão entre e junto com indígenas demonstrando sua relevância social e política na construção da sociedade brasileira.

O jubileu de 50 anos de missão entre e junto com indígenas será celebrado de várias maneiras:
• Tomamos o jubileu como motivação para construir de modo mais sistemático um Círculo de Amigos/as da Missão entre Indígenas e do COMIN.
• No dia 18 de março será inaugurado o “Espaço Diversidade” nas Faculdades EST, que conta com o COMIN como um de seus setores de contribuição.
• Nos dias 18-20 de abril será celebrada a Semana dos Povos Indígenas. No dia 20 de abril, lembraremos de modo especial dos 50 anos de missão entre indígenas em culto a ser realizado na EST, a cargo do COMIN.
• A Direção da IECLB valoriza o ano do jubileu, localizando a oferta nacional para a missão entre indígenas na sexta-feira santa, 22 de abril de 2011. A missão entre indígenas precisa de seu respaldo de fé e de seu apoio financeiro. Agradecemos desde já a sua generosidade.
• Entre os dias 12 e 20 de maio, o COMIN realizará seu conjunto de reuniões anuais. Haverá reunião nacional de obreiros/as, reunião do Conselho e um seminário temático sobre “Educação e Diversidade”, para um público ampliado. O jubileu de ouro estará sendo celebrado também neste acontecimento.
• Nos dias 11 e 12 de outubro, a Missão da IECLB em Guarita receberá visita de uma parceria alemã, oportunidade em que realizaremos, junto com o Sínodo Noroeste Riograndense um seminário internacional (Sínodo IERP/IELU Misiones) sobre “Economia como projeto de Bem Viver”.
Um investimento especial para o jubileu é o livro “Uma ponte entre mundos” que apresenta os acúmulos de experiência e conhecimento desses 50 anos de missão da IECLB entre indígenas, 28 dos quais coordenados pelo COMIN. Através deste livro queremos tornar conhecida a missão da IECLB entre e junto com indígenas.

Onde você estiver, celebre conosco esse jubileu.


P. Ms. Hans Alfred Trein
P. Nestor Paulo Friedrich
Coordenador do COMIN Presidência da IECLB




 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br