29ª Romaria da Terra

03/03/2006

A 29ª Romaria da Terra, que discutiu a A Função Social da Propriedade, foi realizada em Lagoa Bonita do Sul, no dia 28 de fevereiro e reuniu mais de vinte mil romeiros, vindos em caravanas, de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Argentina.

Após a caminhada de mais de 2 km de distância onde se fez memória dos mártires pela luta da terra, aconteceu a Celebração da Palavra e o Momento Cultural, intercalado com cantos populares e falas de representantes das Pastorais e Movimentos Sociais.

Estiveram presentes dez bispos das dioceses do RS e quatro pastores das Igrejas Luteranas e Metodistas. Dom Irineu Sílvio Wilges, bispo da Diocese de Cachoeira, ao dirigir sua palavra reafirmou a importância da propriedade cumprir sua função social principalmente na produção de alimentos ecológicos para a população. Enfatizou, também, que a democratização da terra passa pela Reforma Agrária. Por sua vez a Pastora Elaine Neuenfeldt, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, sensibilizou os romeiros para não agredir o meio ambiente com agrotóxicos e agro-químicos e convidou a todos para assumir o compromisso de lutar para que toda a propriedade cumpra a sua função social.

A Romaria aconteceu numa região de pequenas propriedades rurais, trabalhadas com mão-de-obra familiar e articulada em várias organizações sociais. O fato de ser realizada no município de Lagoa Bonita do Sul motivou grande participação das famílias da roça. A Romaria da Terra além de celebrar, incentivou os agricultores a cultivar a terra de maneira ecológica e sustentável. Destacando a captação e armazenamento da água da chuva através da construção de uma cisterna de placas no local. Muitos romeiros ainda não tinham conhecimento de captação da água das chuvas. Essa técnica vem beneficiar os pequenos agricultores que necessitam de água para os animais, produção de alimentos e para consumo humano.

O compromisso assumido no final da romaria é de continuar o trabalho de organização social nas diversas organizações e instâncias da sociedade. Acreditando na força dos pequenos camponeses e camponesas, acreditando na força da juventude em permanecer na terra, lutando por preços justos de seus produtos e por uma melhor distribuição da terra.

Na celebração de envio foi anunciada a diocese de Uruguaiana a sede da 30ª Romaria da Terra. O bispo Dom Ângelo Salvador, junto com a caravana da diocese, acolheu a vela e cruz da romaria como compromisso de levar adiante a luta dos pequenos.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br