29 de setembro - Choro e Jubileu - Mateus 5.4

Sementes Bíblicas para o Tempo da Criação 2020

29/09/2020

 

29 de Setembro - Choro e Jubileu - Mateus 5.4

SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020

Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levíticos 25)

Quando lemos em Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”, sim consolados por Deus, e quando lemos, logo adiante, que as pessoas consoladas, misericordiosas, pacificadoras e injustiçadas são o sal da terra e a luz do mundo,

Então entendemos que: 1°) A bem-aventurança é algo muito mais profundo e marcante do que a felicidade, que em geral é conquistada sem Deus e sem preocupação com vítimas. E 2°): O choro pode vir do sofrimento pessoal, mas também da compaixão pelos que choram, pela desgraça humana e pelo sofrimento da fauna e da flora, destruídas de forma criminosa para enriquecer a alguns poucos. Somos o país que mais assassinou defensores do meio ambiente.

Por isso: Quem chora diante de Deus como o profeta Jeremias no cap. 12.4 se lamentou pelo luto da terra seca, causado pela maldade humana, esse experimenta o Deus criador também como libertador, que interfere na história pessoal e mundial com amor e consolo duráveis, precisamente ao nos tornar sensíveis e ao não esconder nem vítimas nem mártires.

E você? Você chora de dor ao ver milhões de hectares incendiados e biomas inteiros destruídos a ponto de não conseguirem mais se recuperar sozinhos? E você deixa Deus transformar esse choro em denúncia e ações de amor e restauração em todos os espaços, para o bem até mesmo dos que não se importam?

Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com


Veja todas as Sementes Bíblicas


Autor(a): Werner Fuchs
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59147
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br