2003

03/01/2003

2003: Que maravilha! Que medo! Que desafio! Que oportunidade! Aproveite-a!

Tudo novo: Um calendário novo, uma agenda limpa, uma nova página na história do nosso lindo Brasil com um novo presidente, novos ministros tomando, assim esperamos, melhores rumos governamentais! Um novo Pastor Presidente, novos vices e novos sinodais em nossa IECLB. E até um novo pastor, recém-instalado, em nossa Comunidade Luterana em Belo Horizonte. Sem dúvida, muitas coisas mudaram em 2002, fortalecendo em nós a esperança de mudanças para melhor em diversas áreas e a expectativa da realização dos nossos desejos pessoais e das aspirações de sucesso profissional. De fato, temos todo direito de esperar mudanças positivas. Não somente porque queremos acreditar na lealdade das promessas feitas durante a campanha eleitoral, mas porque Deus nos encoraja a tal atitude, lembrando-nos uma promessa antiga: ... vos darei mais benefícios do que no princípio! (Ez 36.11) Basta sintonizar os nossos interesses com os objetivos de Deus!

Quem nunca tremeu diante do futuro? Quem cogita uma aproximação do desconhecido olhando pelo ângulo das experiências negativas, decepções, mágoas e cicatrizes bancadas ao longo dos anos, tenderá a apresentar um quadro físico e emocional marcado por pessimismo e negativismo. Diante do novo, porém, vale mais a pena aplicar a dica do salmista: Entrega-te ao Senhor, e ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo vacile. (Sl 55.23)

Qualquer atleta que esteja visando o título de campeão se dedicará, com a mais ardente determinação, ao treino mais forçado, sabendo que a perseverança é o preço da vitória. O nosso dia-a-dia pode ser comparado à jornada de um esportista profissional. 2002 pode ter terminado com um dos saldos mais negativos na carreira profissional, gerando medo diante do novo ano. A exemplo do atleta, faz bem lembrar-se de que a derrota de ontem pode formar a base da volta por cima de hoje e a da vitória de amanhã. O campeão se faz na aceitação das derrotas sofridas e no aproveitamento dos desafios gerados pelas lágrimas dos sonhos desmoronados. Os desafios proporcionados por Deus e as dificuldades são meios divinos para o fortalecimento da nossa fé e o amadurecimento da nossa personalidade. Aceitemo-los com gratidão e disposição, confiantes no apoio integral de Jesus Cristo que nos convida a achar nEle alívio, orientação e descanso (Mt 11.27-30).

Pelos óculos da fé e da confiança veremos que o ano novo é uma oportunidade única, já que o passado não voltará a se repetir, assim como o futuro não pode ser antecipado. 2003 é a nossa chance - um livro de folhas limpas ao nosso dispor! Que Deus nos dê a graça de fazermos bom uso do tempo, das forças, das capacidades e das condições confiadas a nós, refletindo assim o amor de Cristo, a misericórdia de Deus e as virtudes do Espírito Santo, agindo em e por nós. Se desfrutamos constantemente das inúmeras bênçãos de Deus, das quais o mundo tanto carece, é uma honra, um privilégio e de nossa responsabilidade o sermos embaixadores do amor de Cristo, mordomos e cooperadores de Deus. Adotando um tal estilo de vida faremos um compromisso diaconal e terminaremos 2003 entoando em profunda gratidão, alegria e convicção: Glorificado seja o Teu nome!

Irmã Anny Niess


--------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Informativo dos Luteranos (Ano II - Nº 12)
 


Autor(a): Irmã Anny Niess
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 21021
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br