2º Domingo de Advento: Seguindo o Exemplo de João!

Meditação

06/12/2020

 

DEUS SALVA é o significado do nome ISAÍAS. Ele era um profeta “visionário”. Deus lhe revelava imagens em plena luz do dia, às quais ele precisava transmitir ao povo. De família nobre, com boa educação, serviu ao Senhor por décadas. Alguns reis e líderes o escutavam. Todavia, outros o desprezavam por completo. Depois de passar algum tempo na prisão e ser torturado, teve seu corpo serrado ao meio por ordem do rei Manasses. Quem sabe neste momento vem à sua mente a pergunta: Da abundância à morte cruel, onde está Deus na vida do profeta? Será que Deus o abandonou? De fato, o profeta morreu em paz, com sua missão cumprida. Quem sabe seja necessária fazer uma pergunta um pouco diferente, não perguntando apenas pela razão, antes com que finalidade. Então: Para que Deus permite uma desgraça? Um momento difícil na vida do crente pode por fim se tornar uma graça? Quem sabe assim se consigamos entender melhor os dias de pandemia e desastres naturais que estamos vivendo. Assim escreve o profeta:

EM ISAÍAS, CAPÍTULO 40, VERSOS 1 A 5, O SENHOR DIZ: CONSOLEM O MEU POVO. FALEM CARINHOSAMENTE AOS MORADORES DE JERUSALÉM. DIGAM-LHES QUE JÁ TERMINOU A SUA ESCRAVIDÃO E QUE OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS. ELES RECEBERAM DE MIM DUAS VEZES MAIS CASTIGOS DO QUE OS PECADOS QUE COMETERAM. ALGUÉM ESTÁ GRITANDO: PREPAREM NO DESERTO UM CAMINHO PARA O SENHOR. ABRAM ALI UMA ESTRADA RETA PARA O NOSSO DEUS PASSAR. TODOS OS VALES SERÃO ATERRADOS. TODOS OS MORROS E MONTES SERÃO APLANADOS. OS TERRENOS CHEIOS DE ALTOS E BAIXOS FICARÃO PLANOS. AS REGIÕES MONTANHOSAS VIRARÃO PLANÍCIES. ENTÃO, O SENHOR MOSTRARÁ A SUA GLÓRIA. TODA A HUMANIDADE A VERÁ. O PRÓPRIO SENHOR DEUS PROMETEU QUE VAI FAZER ISSO.

Isaías prega ao povo que está na eminência de ser levado como prisioneiro às terras estrangeiras. Ele fala de consolo, que se relaciona à dor e morte. Ele fala dentro de um contexto político muito crítico, onde a derrota é certa e a opressão se aproxima. De fato, ainda hoje, o mundo à nossa volta fica cada vez mais escuro. O que se pode fazer? Há solução além do lamento? Ao profeta coube uma palavra de ânimo e esperança. Será que, nos dias atuais, como igreja devemos assumir a mesma tarefa? Que mensagem de alento pode a igreja trazer? Isaías insiste que devemos falar ao coração do povo, proclamando que – mesmo que o mundo jaz no maligno – o próprio Deus vem quitar a nossa dívida. Ele vai pagar o preço em dobro inclusive. Ele vai superar qualquer expectativa humana. Hoje – milênios após a profecia – reconhecemos a maravilhosa graça divina por intermédio de Jesus. Na realidade, sozinhos estamos perdidos. A bondade do Senhor é que nos alcança. Agora, em conjunto como igreja, devemos proclamá-la ao mundo inteiro. Ao corrupto e violento coração humano, diante das tragédias naturais, sendo algumas decorrentes do nosso próprio relaxamento, o sangue do Cordeiro lava e tira o pecado, trazendo perspectiva para nova vida. Vivemos no “deserto” das dificuldades. Estamos num mundo repleto de desigualdades. Mas, Deus nos resgatou por meio de Jesus. Tal qual João Batista, a “voz que clama no deserto”, “preparado o caminho do Senhor”, somos desafiados em todas as épocas e lugares – mas, em especial agora no Advento – a anunciar a chegada do novo tempo. A “Glória do Senhor” se manifestará numa manjedoura em Belém. O nosso Salvador Jesus está no colo do humilde casal José e Maria. Isaías fala de restauração do povo, de reconciliação com Deus, da volta do Cativeiro. No Advento, falamos da restauração de corações, de vida, de relacionamentos entre pessoas e de pessoas para com Deus. O caminho é Jesus. Ele nos liga ao Pai. Ele nos traz esperança. O Verbo que se fez carne, habitando entre nós, cheio de glória e de verdade. Resumindo! O que Deus fez e faz? Ele envia Jesus como o Salvador do mundo. Isaías profetizou. João Batista veio e cumpriu sua tarefa há 2 mil anos atrás, preparando o caminho do Senhor. Qual seria, então, a nossa tarefa atual? O que nos compete? Advento é tempo de preparação: Preparem o caminho do Senhor! Tudo se inicia no nosso coração com a afirmação? Eu quero. Mexe comigo, Senhor! Conta comigo, Senhor! A sequência é natural. Diante das maldades que nos cercam, a proclamação da “justificação pelo sangue de Jesus” se dá em amor, por atitudes e palavras. Será que consigo mudar o mundo? Será a igreja faz alguma diferença? Por si só, não, pois somos fracos. Mas, pela Palavra (Verbo) de Deus, sim, pois conosco vai o Espírito do Senhor. Bênçãos na missão. Bênçãos na proclamação. Amém!


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 40 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60365
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br