2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - VII

How churches contribute to society to overcome violence

12/09/2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06-12.09.2013
1 | 1
Ampliar

O Bispo da Igreja na Baviera (Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern - ELKB), Dr. Heinrich Bedford-Strohm, conduziu a meditação de encerramento da Consulta promovida pela ELKB junto às Igrejas parceiras, realizada em Itapecerica da Serra, São Paulo, de 6 a 12 de setembro, sob o tema ‘How churches contribute to society to overcome violence’, tendo a IECLB como anfitriã.

Na última manhã de trabalhos da Consulta, o grupo retornou à leitura do documento  final e à execução de ajustes em busca de unidade de opiniões, pensamentos e sentimentos de Delegados e Delegadas.

Após a aprovação do documento e dos comentários de Delegados e Delegadas a respeito da Consulta, foi o momento do Bispo, Dr. Heinrich Bedford-Strohm, e do OKR da Igreja na Baviera, Michael Martin, fazerem os seus agradecimentos às Igrejas parceiras, aos Delegados e às Delegadas, à IECLB, na qualidade de anfitriã do evento, e a toda a equipe que trabalhou para a realização da Consulta.

A versão em Inglês do documento pode ser acessada logo abaixo, nos ‘Arquivos para Download’. Em breve, a Igreja na Baviera irá disponibilizar versões oficiais em vários idiomas.


Never give up!

At the invitation of the Evangelical-Lutheran Church in Bavaria, the 2nd Consultation with Lutheran Churches from Africa, Asia, Europe, Latin America and Australia gathered in São Paulo, Brazil from September 6th to 12th, 2013. The Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil hosted us. The theme of the meeting was “How churches contribute to society to overcome violence”. This statement contains a summary of our deliberations and personal impressions formed during the consultation through prayer and bible studies, lectures, presentations, discussions and site visits to local diaconal and social projects.

The participants represented churches from various backgrounds. We shared experiences, concerns and visions of our churches. We understood that our situations were very different and could not always be generalized. Some of our churches operate mainly in high-density urban surroundings, while others have their focus in rural areas. All of our churches deal with the question of individual and family violence and also live with the consequences of structural violence to different degrees. Most of our churches live in a minority situation, many of them in a context of poverty. During the consultation we heard the cry of God’s people, children, women and men throughout the world.

We listened to the Word of God which promises love and justice (John 10:10) and grappled with the causes of violence and the churches` response to that violence. Violence has Always been the experience of humanity as reflected in the Bible beginning with the story of the fall in Genesis 3. Although there is much we do not know or understand about violence in the Bible, we see in the death of Jesus on the cross a consequence of human violence. But in His resurrection, we see victory over sin and death – which also means a triumph over violence.

This inaugurates a new beginning for the world and its people (1 Cor. 1:28; cf. 5:18). From the perspective of the resurrection we unfold the history of the Bible as a testimony of God not having power through violence but power through love and grace.

We discussed the Causes and Expressions of Violence. There is a great diversity of views, even among scholars, as to what constitutes violence. Using the WHO definition that violence is “any act, threatened or actual that results in or has a likelihood of resulting in injury, death, psychological harm, maldevelopment or deprivation”, we identified from our observations and experiences the following causes and expressions of violence:
‐ The gap between poor and rich. It has been discovered by scholars that the more equal the society, the higher the degree of happiness for both rich and poor.
‐ Lack of good governance and infrastructure in communities leading to corruption and the breakdown of social cohesion.
‐ Misuse of power by the authorities, such as the police.
‐ Lack of education or health care or a system which is not accessible for everyone.
‐ Abuse and exploitation of natural resources.
‐ Land grabbing.
‐ Hostility or disharmony between denominations, religions and other groups of civil society.

We learned that even tensions between religions in one part of the world can affect the peaceful coexistence in other parts.
‐ Gender discrimination and all other forms of denying human rights.
‐ Domestic violence, mostly against women, children and the elderly, as one of the most common forms of violence.
‐ Abuse of alcohol and drugs.
‐ Aggressive and irresponsible behavior in road traffic.
‐ Violence as a result of unhealed trauma. We heard that victims of severe violence who do not get socio-psychological and spiritual help are likely to become the offenders of tomorrow.

We discussed points of Motivation and Encouragement for our work.
‐ Lutheran theology is a great resource for peace making. It encourages us to understand law as an instrument for peace which protects the weak and the poor from injustice.
Lutheran theology also provides an anthropology, which helps us to understand the corruptibility of human nature. Luther’s understanding of economic ethics is a way to critique the misuse of economic power.
‐ We learned from our sisters and brothers in Latin America, that the church must raise its voice to reach those who have political and economic power for the sake of the people who are excluded and affected by injustice.
‐ Sharing of resources, both spiritual and material, is an essential dimension of our communion and our involvement in the world. Therefore we commit ourselves to develop effective ways of sharing resources.
‐ As part of the one body, our churches have different roles, according to our prophetic vocation. Some churches can be the “eyes” and “ears” to see and hear people’s suffering, while other churches can be the “mouth” to bring the situation to the ears of those in power.
‐ We learn to rely on the theology of the cross, not a “gospel of prosperity”, which promises material wealth as a direct consequence of faith.

In our consultation we heard many Stories of Hope in the face of violence. We are thankful for all the engagement against violence in our churches, even if the steps seem to be fairly small sometimes. We are convinced that many small steps can change difficult living conditions for the better. It is impressive for us to see that there are many people acting in positive ways to overcome violence even if the challenges seem to be overwhelming. It is God's way of changing the world from the bottom up. God was able to bring life out of death when Jesus rose from the grave. As hope is planted in the life of people it can change their lives and influence the whole society. Working together to overcome violence and bringing peace and justice we live out Christ's vision for us to be the light and salt of the world.

 

Nunca desista!

A convite da Igreja Evangélica-Luterana na Bavária, ocorreu em São Paulo, Brasil, entre 6 e 12 de setembro de 2013, a 2ª Consulta com as Igrejas Luteranas da África, Ásia, Europa, América Latina e Austrália. A Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil foi nossa anfitriã. O tema da reunião foi “Como as igrejas contribuem com a sociedade para superar a violência”. Esta declaração contém um resumo de nossas deliberações e impressões pessoais formadas durante a consulta através de orações e estudos bíblicos, palestras, apresentações, discussões e visitas a projetos sociais e do diaconato local.

Os participantes representavam igrejas de diferentes regiões e realidades. Compartilhamos experiências, preocupações e visões das nossas igrejas. Entendemos que havia grandes diferenças entre nossas situações e que nem sempre era possível fazer generalizações. Algumas de nossas igrejas atuam, principalmente, em áreas de alta densidade nas periferias urbanas, enquanto o foco de outras são as zonas rurais. Todas as nossas igrejas lidam com a questão da violência individual e familiar, além de enfrentarem as consequências da violência estrutural em diferentes níveis. A maioria das nossas igrejas vivem em situação minoritária, muitas delas em contextos de pobreza. Durante a consulta, ouvimos o clamor do povo de Deus, de crianças, mulheres e homens do mundo inteiro. 

Ouvimos a Palavra de Deus que promete amor e justiça (João 10:10) e fizemos reflexões sobre as causas da violência e sobre a resposta das igrejas a essa violência. A violência sempre foi a experiência da humanidade como está expresso no início da Bíblia através da história da queda no Genesis 3. Embora não saibamos ou não entendamos muito sobre a violência na Bíblia, vemos na morte de Jesus na cruz uma consequência da violência humana. Mas, na Sua ressurreição, vemos a vitória sobre o pecado e a morte – o que também significa um triunfo sobre a violência. Isto inaugura um novo começo do mundo e de seu povo (1 Cor. 1:28; cf. 5:18). Da perspectivada ressurreição, desvendamos a história da Bíblia como um testemunho de que o poder de Deus não se manifesta através da violência, mas através do amor e da graça.

Discutimos as Causas e Expressões da Violência. Há uma grande diversidade de visões, inclusive entre os estudiosos, sobre o que constitui a violência. Usando a definição da OMS que define violência como qualquer ato, seja ele no nível de ameaça ou efetivo que cause ou que teria probabilidade de causar lesão, morte, dano psicológico, problemas de desenvolvimento ou privação, identificamos a partir de nossas observações e experiências, as seguintes causas e expressões da violência:
- A lacuna entre pobres e ricos. Os estudiosos identificaram que quanto mais igualitária é uma sociedade, mais altos são seus níveis de felicidade, tanto para os ricos quanto para os pobres.
- A falta de boa governança e infraestrutura em comunidades, o que leva à corrupção e ao esfacelamento da coesão social.
- O abuso do poder pelas autoridades, como a polícia.
- A falta de educação ou de serviços de saúde, ou um sistema que não é acessível a todos.
- O abuso e a exploração dos recursos naturais.
- A apropriação de terras em larga escala.
- A hostilidade ou desarmonia entre denominações, religiões e outros grupos da sociedade civil. Aprendemos que até as tensões entre religiões numa determinada região do mundo podem afetar a coexistência pacífica em outras regiões.
- A discriminação de gênero e outras formas de negação dos direitos humanos.
- A violência doméstica, principalmente contra as mulheres, crianças e idosos, como uma das formas mais comuns de violência.
- O abuso de álcool e drogas.
- O comportamento agressivo e irresponsável no tráfego nas estradas.
- A violência como resultado de um trauma não superado. Ouvimos que as vítimas de violência grave que não recebem ajuda psicossocial e espiritual têm probabilidade de se tornarem os delinquentes do futuro.

Discutimos pontos sobre Motivação e Incentivo para nosso trabalho.
- A teologia Luterana é um grande recurso para a construção da paz. Incentiva-nos a entender a lei como um instrumento para a paz, que protege os fracos e pobres da injustiça. A teologia Luterana também oferece uma antropologia que nos ajuda a entender a corruptibilidade da natureza humana. O entendimento de Lutero da ética econômica é uma forma de criticar o abuso do poder econômico.
- Aprendemos com nossas irmãs e irmãos da América Latina, que a igreja deve elevar sua voz para atingir aqueles que detêm o poder político e econômico em favor das pessoas que são excluídas e afetadas pela injustiça.
- O compartilhamento de recursos, tanto espirituais como materiais, é uma dimensão essencial da nossa comunhão e do nosso envolvimento com o mundo. Portanto, assumimos o compromisso de desenvolver formas efetivas de compartilhamento dos recursos.
- Como parte de um corpo único, nossas igrejas possuem diferentes papéis, conforme nossa vocação profética. Algumas podem ser os “olhos” e os “ouvidos” para ver e ouvir o sofrimento das pessoas, enquanto outras podem ser a “boca” para levar a situação até os ouvidos daqueles que ocupam o poder.
- Aprendemos a confiar na teologia da cruz, que não é um “evangelho da prosperidade”, que promete riqueza material como uma consequência direta da fé.

Durante nossa consulta, ouvimos muitas Histórias de Esperança diante da violência. Sentimo-nos gratos por todo o engajamento contra a violência em nossas igrejas, mesmo que os passos pareçam ser, às vezes, muito pequenos. Estamos convencidos de que muitos pequenos passos podem mudar para melhor condições de vida difíceis. É impressionante ver que há muitas pessoas agindo de maneiras positivas para superar a violência, mesmo quando os desafios parecem ser avassaladores. É a forma que Deus tem de modificar o mundo de baixo para cima. Deus foi capaz de dar vida à morte de Jesus quando Ele se elevou do seu sepulcro. Quando a esperança é plantada na vida das pessoas, ela pode modificar suas vidas e influenciar toda a sociedade. Trabalhando juntos para superar a violência e trazendo paz e justiça, vivenciamos a visão que Cristo tem de nós: sermos a luz e o sal do mundo.

 


Leia também:

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 06.09.2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 07.09.2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 08.09.2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 09.09.2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 10.09.2013

2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - 11.09.2013

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br