De 4 a 18 de novembro de 2017, o Secretário da Ação Comunitária, P. Dr. Mauro B. de Souza, participou do 16º Seminário Internacional de Estudos sobre Lutero, promovido pelo Departamento Alemão da Federação Luterana Mundial. O seminário aconteceu em Wittenberg, e teve por tema “Lutero Pregador e Professor”.
Foram duas semanas intensas de leitura e estudo de diversos textos de Lutero, com debates e discussões orientados pelo Prof. Theodor Dieter e pela Profa. Sarah Hinlicky Wilson, que atuam pelo Instituto Ecumênico de Pesquisa de Estrasburgo. Alguns dos escritos estudados foram: As 95 teses (1517), Disputa Acerca do Perdão dos Pecados (1518), Pequena Introdução acerca do que Esperar dos Evangelhos (1521), Como Pessoas Cristãos Deveriam Ler o Pentateuco (1525), Disputa Sobre Rebatismo (1528), Dois tipos de Justificação (1519), Da Liberdade Cristã (1520), Sermão no Invocavit (1522), Prefácio das Obras Alemãs (1539), Catecismo Maior.
Os estudos foram complementados com passeios pelos lugares históricos da própria Wittenberg (casa de Lutero, de Melanchton, de Cranach, igrejas do Castelo e da Cidade), além de viagens para Erfurt (monastério agostiniano onde Lutero iniciou sua vida religiosa), Eisenach (castelo de Wartburg, onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão), Torgau (onde Catarina von Bora está sepultada) e Bad Schmiedeberg (experiência de trabalho ecumênico Luterano-Católico).
Participaram vinte pastoras e pastores, de dezesseis países diferentes: Indonésia, Índia, Singapura, Palestina, África do Sul, Angola, Botswana, Tanzânia, Zimbábwe, Alemanha, Hungria, Estônia, Dinamarca, República Tcheca, Estados Unidos e Brasil.
Foram dias de muito trabalho e de intenso convívio com pessoas luteranas de diversas partes de mundo. A troca de saberes e as diferentes perspectivas sobre o que significa ser uma pessoa luterana certamente enriqueceu a todas as pessoas que participaram.