12º RELUCA - Retiro Luterano de Carnaval ocorre pela primeira vez em Londrina

JOVENS LUTERAN@S: PELA GRAÇA DE DEUS (RM 3.24)

08/02/2016

12 RELUCA foto oficial
12 RELUCA diversão
12 RELUCA festa temática
CAMPANHA Desafio 95
1 | 1
Ampliar

Aconteceu pela primeira vez em Londrina-PR o 12º RELUCA - Retiro Luterano de Carnaval, nos dias 06 a 08 de fevereiro de 2016. Sediado pela Comunidade Evangélica Luterana de Londrina, que com o apoio de sua presidente Joana d’Arc Schulze e demais membros organizaram com muita dedicação a estrutura e as refeições do evento. No agradável espaço emprestado prontamente pela família Strass, membros da comunidade anfitriã, o qual nos proporcionou momentos de lazer e comunhão entre os participantes.

Pensando nos 500 anos de Reforma Protestante em 2017, o retiro foi iluminado pelo tema: Jovens Lutern@s: pela graça de Deus, inspirado nas Sagradas Escrituras sob o lema bíblico de Romanos 3.24 “Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus que nos salva”. Estavam presentes as Paróquias de Assis/SP, Campo Mourão, Maringá, Rolândia e a anfitriã Londrina, todas estas da regional norte do Sínodo Paranapanema. Contamos também com a ilustre presença do estudante de teologia da Faculdades EST Cícero Camilo JR, o qual é oriundo deste Sínodo da regional sul, Paróquia de Pinhais e nos trouxe significativas contribuições.

Houve momentos especiais de louvor, o qual foi conduzido pelo grupo de Londrina; meditações e orações dirigidas pela coordenadora sinodal da JE Bárbara Luise Hiltel Venturini, pelo jovem representante do Sínodo no Conselho Nacional da JE Pedro Petersen, e pelos Minist@s presentes. Momentos essenciais para louvar e engrandecer nosso Deus e pensarmos sobre as nossas atitudes como jovens evangélicos em respeito ao mundo e ao nosso próximo.

As palestras tiveram como tema: A Confessionalidade Luterana, feita pelo P. Luiz T. Schwanz, ministro da Paróquia de Assis e orientador teológico da JE da regional norte do sínodo; Manifesto pela Graça, palestra proferida pelo bacharel em Teologia Pablo F. Dummer, e estudante de pós graduação em Teologia Sistemática da Faculdades EST. Após as palestras foram feitas atividades como a confecção criativa da rosa de Lutero e a criação de “95 teses” para nossos dias atuais voltadas a fé evangélica e à espiritualidade luterana. Os jovens foram divididos por cores, em 4 grupos para estes trabalhos, para as gincanas e para a noite cultural, sempre com muita animação e diversão nos gritos de guerra, como também na festa Hippie. Estas atividades contaram também com o apoio da coordenadora da JE regional norte, Valéria C. Pantsch e equipe de apoio Priscila Schilling, Adalto e Carina Flugel.

Juntamente com as inscrições os jovens foram incentivados a doar alimentos como primeira ação para a campanha #Desafio95, promovida pelo COSIJE-Coordenação Sinodal da JE, como uma forma de celebrar os 500 anos da Reforma, a doação dos mesmos será feito pelo grupo de jovens de Londrina (JELL), do mesmo modo as JEs presentes foram desafiadas a pensar outras formas para contribuir na campanha. Além do convite para a participação dos jovens da regional norte no XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE), que ocorrerá nos dias 24 a 29 de julho em Timbó-SC.

O encontro contou com a presença de 50 jovens das paróquias da regional norte e com as pessoas de equipe de apoio, lideranças e ministr@s presentes! Avaliamos de fundamental importância o tema abordado sobre a graça de Deus, a confessionalidade evangélico-luterana e a justificação por graça e fé. Vivemos em um mundo por obras, porém como Luteran@s, libertos pela graça de Deus, queremos ser diferentes e remar contra a maré, sabendo que somos pessoas aceitas, amadas e perdoadas por Deus, não mais preocupadas com nossa própria salvação por que Cristo já fez isso por nós, portanto livres para ajudar o outro e agir no sentido de um mundo melhor.

Bárbara Luise Hiltel Venturini e P. Luiz T. Schwanz

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br