1 Pedro 5.1-5

Meditação

12/03/1972

1 Pedro 5.1-5

Faz algumas semanas que nossa Comunidade renovou o mandato de todo o Presbitério. E no domingo passado foi consagrada nossa nova Igreja Central - uma obra que exigiu a concentração de boa parte dos esforços, da imaginação, da criatividade, do sacrifício de nossos presbíteros. E interessante relembrar que entre a consagração de nossa Capela em São Vicente e da Igreja Central decorreu um período de 10 anos. Nesses 10 anos, nossa comunidade conheceu e participou do trabalho de 4 pastores, cada um com seu estilo, seus métodos. No entanto, mais importante que o, pregador é a pregação. O anúncio do Evangelho é que é a marca permanente da Igreja - não os homens que dirigem a mensagem aos ouvintes. 

O mesmo pode ser dito em relação aos presbíteros. Passam as gerações e Deus, sempre de novo, vai chamando homens a Seu serviço. Os homens passam - a tarefa como tal é permanente. Mas que tarefa é essa? Que homens são esses, os presbíteros? O trechinho da carta de I Pedro, que acabamos de ouvir, dá uma resposta interessante a essas perguntas. 

Em primeiro lugar, o autor que no inicio da carta se apresentava como apóstolo, no momento que dirige sua exortação aos presbíteros, denomina-se modestamente de presbítero, também. Isso não é apenas uma questão de gentileza. Pelo contrário, é por aí que descobrimos a importância desse ministério, dessa função, na Igreja. Ao mesmo tempo que o apóstolo se identifica com os presbíteros, a função deles aproxima-se do apostolado. Apóstolo é aquele que foi escolhido e enviado por Deus para dar testemunho dos sofrimentos e da glória do Cristo. Mais ainda: apóstolo é alguém que se torna participante dessa glória do Cristo. 

Presbíteros são pessoas convidadas a dar esse testemunho do Cristo de uma maneira bem especial, bem específica, bem própria: pastorai o rebanho de Deus que há entre vós, diz o apóstolo. Quer dizer: enquanto que o apóstolo tem uma missão universal, a missão do presbítero está ligada a uma comunidade local, à igreja do lugar onde mora. Nesse lugar, nessa cidade, o presbítero cumpre uma missão pastoral que lhe foi confiada por Deus: ajudar aos fracos na fé, reanimar os cansados, renovar a esperança dos aflitos.

Volte para Índice de Prédicas

Veja mais - Breno Schumann


 


Autor(a): Breno Arno Schumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Juiz de Fora (MG)
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Auxílios para a Prática Pastoral - Seleção póstuma de prédicas e medit / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1974 / Volume: P - 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 23337
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br