Ousadia frente aos Outros 500 que estão a nossa fretne talvez seja o melhor substantivo para qualificar a iniciativa acolhida pela Comunidade de Artur Nogueira, localizada na Região Metropolitana de Campina. Do interiro do estado de São Paulo, berço do Sertanejo de raíz, se eternizaram muitos nomes. Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Zé Carreiro e Carreirinho, Cascatinha e Inhana, Pena Branca e Xavantinho, Milionário e José Rico são apenas algumas duplas nascidas e reconhecidas no interior paulista. Mesmo com todos os modismos musicais brasileiros, o estilo sertanejo de vida e música ainda é cultivado na região. Bem por isso, apresentar o Evangelho neste contexto e ousar tear uma Liturgia em Ritmo e Estilo Sertanejo é muito bem vindo neste momento em que celebramos 500 anos da Reforma Luterana e como IECLB convidamos: Alegres, Jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500.
Pastor Evandro Meurer chegou a Paróqua de Cosmópolis em novembro de 2016, vindo de 3 anos de Ministério Missionário na Bahia, 11 anos de atividades em Curitiba-Paraná mas rapidamente se contextualizou nas Comunidades e na realizada das cidades destas Comunidades. Sua experiência quase precursora de compositor de uma hinologia em estilo gaúchesco e celebrações de Culto Crioulo em seus Ministérios em Comunidades do RE, o habilita e o motiva a firmar suas novas raizes no contexto sertanejo. Através de um contato ecumêncio com lideranças musicais da igreja Católica local, com vasta experiência em coordenação de Missas Sertanejas, se juntaram a fome e a vontade de comer. Assim nasceu a ideia do 1º CULTO LUTERANO SERTANEJO. Ele terá lugar no templo da Comunidade de Artur Nogueira. Uma das intenções do evento é motivar a Comunidade a dar seu testemunho público para dentro da cidade onde ela está inserida.
Após o culto, acontencerá uma Festa Julina Beneficente com bebidas e pratos típicos e competição de Laço envolvendo as crianças. Surpresa vai ser dar oportunidade a que as crianças da cidade andem um pouco a cavalo num circuito que será montado em frente a igreja. Com o apoio cultura recebido de 4 empresas (inclusive uma Rádio da cidade) a divulgação vai ser muito forte na cidade e na região.
Uma característica do Culto Luterano Sertanejo, além de esperar que as pessos venha vestidas tipicamente, a igreja e o altar será ornamentado com elementos que resgatam a vida no sitio. E a charrete chefe serão os hinos e canticos liturgicos todos em rítmo sertanejo-raiz. As equipes estão sendo formadas e as espectativas são grandes de louvar e pregar a fé Luterana desta forma e característica cultural.
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”