Sol da graça, luz do amor

Comentário e Reflexão

10/10/2013

HPD 92 Sol da graça, luz do amor

Título: Em lugar de título são usadas as primeiras palavras da primeira estrofe, como é costume nos corais de origem germânica. Título no original alemão: ‚Sonne der Gerechtigkeit.‘

Letra: estrofes 1 e 6 de Christian David (1728); estrofes 2 e 4 e 5 de Christian Gottlob Barth (1827); estrofes 3 e 7 de Johann Christian Nehring (1704). Uma nova forma foi dada por Otto Riethmüller em 1932. (Fonte: Evangelisches Gesangbuch für Bayern und Thüringen, 1995)

Melodia conhecida na Boêmia já em 1467 como melodia da música popular „Der reich Mann war geritten aus“. A partir de 1566 usada pelos „Böhmische Brüder“ (irmãos da Boêmia) como melodia de hino evangélico no hinário ‚Kirchengeseng‘. Este hino, portanto, é um ‚Contrafactum‘, isto é: música que passou de uso popular para uso eclesiástico [algo que verificamos também em alguns hinos de Martin Luther]. A melodia deste hino é uma música brilhante caracterizada por um motivo de subida inicial e ritmos fortes. Convém cantar em uníssono a um registo completo e órgão em um ritmo bom. O uso de tambor e tímpanos torna o cantar muito festivo. .
(Fonte: Psalter Hymnal Handbook.) .

Tradução em nosso hinário HPD nº 92 por Lindolfo Weingärtner.

Christian David (1691-1751)
O autor da 1ª e 6ª estr. foi co-fundador de Herrnhut e pioneiro dos Irmãos Morávios.
Nasceu 21 de dezembro de 1691 em Senftleben, próximo de Neutitschein (Moravia) ,
Batizado 17 de fevereiro de 1692 em Senftleben (registrado em Liebisch)
Faleceu 3 de fevereiro de 1751 em Herrnhut (Lausitz Superior), Saxônia.

Christian Gottlob Barth (1799-1862)
Nascido 1799 em Stuttgart, tornou-se pastor em Möttlingen (Württemberg). Foi dedicado benfeitor do trabalho missionário. A partir de 1838 viveu como autor independente de literatura juvenil e popular. E´ o fundador da editora Calver Verlag, o qual divulga literatura evangélica. Barth é considerado o autora das estrofes 2 e 4 e 5 do hino HPD 92 (Sol da graça...).

Johann Christian Nehring (1671-1736)
Nasceu 1671 em Goldbach, próximo de Gotha (Turíngia), foi Reitor na cidade de Essen, Inspetor da Casa de Órfãos em Halle, em 1706 assumiu o pastorado em Nauendorf e a partir de 1716 em Morl, próximo de Halle. Teve como amigos o P. August Hermann Francke (diretor da Casa de órfãos em Halle) e Johann Anastasius Freylinghausen (editor de um famoso hinário petista em Halle, 1704). Nehring é autor das estrofes 3 e 7 do HPD 92 Sol da graça...

Otto Riethmüller (1889-1938)
Teólogo, pastor para assuntos de juventude, poeta e compositor. Nasceu 26 de fevereiro de 1889 em Stuttgart-Bad Cannstatt; Faleceu 16 de novembro de 1938 em Berlim. Sepultado no cemitério Uff em Stuttgart-Bad Cannstein.

Conteúdo. As estrofes deste hino são orações que ainda hoje em dia podemos orar. O ponta-pé inicial é o “sol da graça e da justiça” (cf. Malaquias 4.2.) que deve raiar sobre o Povo de Deus e iluminar toda a terra. O tema principal é a missão dos cristãos de levar a luz a “toda a terra que em trevas jaz”. Para cumprir essa tarefa a “grei do Bom Pastor” deve vencer sua “desunião” e a pregação dos obreiros deve ser abençoada por Deus. O alvo será “glória e adoração ao tri-uno e eterno Deus”. O laço que une todas as estrofes (compostas por vários autores de lugares e épocas diferentes) é a prece no final de cada estrofe: “Ó vem, Senhor”, terminando a última estrofe com “Amém, Senhor!”
LC

Comentário em alemão: http://www.christentag.at/christentag99/lied_sonne_info.htm
                                                                                                                          


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 92. Sol da graça, luz de amor
Testamento: Antigo / Livro: Malaquias / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 25187
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br