
Pré-Culto
Sino:
Procissão de Entrada do Pastor e Oração no Altar.
Liturgia de Entrada
Introito:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Saudação:
L: “O profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a Salvação de Deus.” Lucas 3.4, 6.
Acolhida:
Avisos:
Cântico de Entrada:
C: Quando completou-se o tempo (gaúcho) – HPD 311
L e M: José Acácio Santana
O mundo estava perdido,
mas nos veio uma luz:
|: Para salvar o perdido,
Deus nos enviou Jesus. :|
Gente amada do meu pago,
deixe lugar pra Jesus.
|: Que está sempre ao nosso lado,
nos conduz com sua luz. :|
E Jesus está passando
e nas portas a bater:
|: Quer entrar em nossa casa
e conosco conviver. :|
Faze um mate bem cevado,
pois Jesus já vai chegar.
|: Abre a porta do teu rancho
ao Senhor que quer entrar. :|
Encontrou portas fechadas;
corações pra transformar:
|: Mesmo assim Jesus nos ama
e conosco quer estar. :|
Nos perdoe, Jesus Cristo,
que fizeram foi demais:
|: Fica aqui neste ranchinho,
enche-o com tua paz. :|
Desce Deus em sua glória
e entre a gente quer viver!
|: Não fechemos nossa porta,
vamos logo o receber. :|
Pega logo o teu pingo,
e a galope vai contar:
|: Que a toda gauchada,
Deus, em Cristo, quer salvar. :|
Confissão de Pecados:
Oração:
L: Ó Senhor, onde não parecer haver caminho para que finde o conflito e a violência presentes em nosso tempo, oramos para que tu nos ensines, ó Cristo, a prepararmos o caminho para a paz; onde não conseguimos ver um caminho para ajudarmos as pessoas que mais precisam, oramos para que tu nos mostres, ó Cristo, uma forma de chegarmos até elas e seus anseios; onde não encontramos um caminho para trabalharmos juntos pela justiça, oramos para que nos transformes, ó Cristo, em pessoas que tem fome e sede de justiça; onde não conseguimos acreditar em um caminho para uma vida responsável e consciente, oramos para que nos inspires, ó Cristo, a partir da fé que prepara o caminho; ó Deus, nossa vida e nosso mundo estão repletos de becos sem saída. Então, oramos por uma nova visão, um novo coração e um novo compromisso para prepararmos o caminho do teu Reino. Gratos somos pela tua maravilhosa graça, pela tua abençoada paz, por sermos livres e por todos os benefícios que nos concedes.
C: Amém.[1]
Kyrie:
L: Nesta semana eu vi essa imagem nas Redes Sociais. Os irmãos da igreja luterana em Belém – cidade do nascimento de Jesus – acenderam as velas do Advento em torno de um presépio rodeado de escombros, representando os sofrimentos dos filhos de Deus que sofrem com a guerra em todos os lados. O pastor da comunidade, Munzir Ishak, disse “Não temos vontade de comemorar”. Ele disse também: “Nossa mensagem para nós mesmos é esta: Deus está conosco nesta dor. Cristo nasceu em solidariedade com aqueles que sofrem. Deus está com os oprimidos.”
Lembrando de todas as situações de sofrimento no mundo: guerras, fome, luto, depressão, ansiedade, violência, clamemos ao Deus da Esperança por sua misericórdia e piedade cantando:
C: Pelas dores deste mundo – LCI -56
L e M: Rodolfo Gaede Neto
Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Desta gente oprimida.
Apressa-te com a tua salvação!
A tua paz, bendita irmanada
Com a justiça
Abrace o mundo inteiro.
Tem compaixão!
O teu poder sustente
O testemunho do teu povo.
Teu Reino venha a nós!
Kyrie eleison!
L: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus” Isaías 40.1.
Deus nos consola com o seu amor; Deus nos consola com o seu perdão; Deus nos consola com a riqueza da sua graça. Sua Palavra é fiel! Assim, podemos ter a certeza do perdão em nome de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.
Liturgia da Palavra
Oração do Dia:
L: Ó Senhor, tantas vezes nosso mundo está cheio de barulhos e sons que não fazem nenhum sentido. E em meio a esses sons, é fácil perdermos o suave som da tua voz. Então, Senhor, oramos para que envies precursores que falem com sinceridade, coragem e audácia da tua mensagem de restauração. Ó Deus, envia ao mundo mensageiros que possam ajudar a silenciar o som do conflito e do ódio e fazerem ressoar sons de amor e empatia; que possam silenciar sons de julgamento e preconceitos e fazerem ressoar sons de esperança e acolhimento; que possam silenciar sons de negatividade e de apatia e fazerem ressoar sons de fé e perseverança. Que também hoje possamos ouvir o som da tua voz falar aos nossos corações para que ao sairmos deste espaço litúrgico todos/as nós sejamos mensageiros/as da tua voz em meio aos barulhos do nosso mundo. Amém.
Leitura do Evangelho – Ano B:
Marcos 1.1-8
L: Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Como está escrito na profecia de Isaías: “Eis que envio o meu mensageiro adiante de você, o qual preparará o seu caminho. Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.” E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. E toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam até ele. E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. A roupa de João era feita de pelos de camelo. Ele usava um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. E João pregava, dizendo: — Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias. 8Eu batizei vocês com água; ele, porém, os batizará com o Espírito Santo.
Pregação:
Confissão de Fé:
Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,
o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria,
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu ao mundo dos mortos,
ressuscitou no terceiro dia,
subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,
de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor
Canto das Ofertas:
C: Rejubila, Filha de Sião – LCI 365
L: Friedrich Heinrich Ranke, 1798-1876
M: Georg Friedrich Händel, 1685-1759
Rejubila, filha de Sião,
regozija-te, Jerusalém!
Vê o Rei da glória, vê o teu Senhor,
Vê o Rei da Paz, da graça e do amor!
Rejubila, filha de Sião,
regozija-te, Jerusalém!
Salve, salve, filho de Davi!
Salve, Rei bendito e santo de Israel!
O teu povo aguarda o eterno Reino teu,
Reino de justiça, Reino celestial!
Salve, salve, filho de Davi!
Salve, Rei bendito e santo de Israel!
Salve, salve, filho de Davi!
Salve, Rei da graça, Príncipe da Paz!
O teu trono santo sempre existirá,
Pois tu és o Filho do onipotente Pai!
Salve, salve, filho de Davi!
Salve, Rei da graça, Príncipe da Paz!
Oração do Ofertório:
L: Nós te louvamos, Deus da fidelidade, pela tua generosidade: pela terra, pelo sol e pela chuva, pelo trabalho e pelos dons para te servir por meio do próximo. Em gratidão, colocamos em tuas mãos parte do que nos deste. Que estas ofertas sirvam para o bem-estar das pessoas que as receberem.
C: Louvado sejas para sempre.
L: Louvado sejas, Deus de toda fidelidade, pelo pão e pelo suco, frutos da ampla e generosa natureza que alimenta teus filhos e tuas filhas. Dá que este pão e este fruto da videira sejam recebidos por nós, nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus.
C: Amém.
Oração Eucarística:
Diálogo:
L: O Senhor seja convosco.
C: E contigo também.
L: Elevai os corações!
C: Ao Senhor os elevamos.
L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
C: Isto é digno e justo.
Prefácio:
L: Sim, é digno, justo e nosso dever que, em todos os tempos e lugares, rendamos graças a ti, Deus eterno e Todo-Poderoso. Pois no tempo de Advento podemos festejar a vinda de teu Filho Unigênito para favorecer a vida e manter a aliança com o teu povo. És Deus presente e acompanhas o teu povo na caminhada em busca de uma vida renovada.
Sanctus:
L: Por isso, com toda a Igreja, engrandecemos o teu nome, cantando:
C: Santo, Santo, Santo! Nós os pecadores
não podemos ver tua glória sem tremor.
Tu somente és Santo, só tu és perfeito,
Deus soberano, imenso em teu amor!
(LCI 242, estrofe 3).
Anamnese:
L: Graças te damos, ó Pai, que preparaste o caminho para o teu Filho, através de profetas e profetizas que clamaram no deserto e precursores. Graças te damos porque o próprio Jesus, teu Filho Unigênito, confirmou a tua paixão por caminhos em que reinam a esperança do novo, a resistência ao mal e o vigor da nova vida.
C: Ele veio nos salvar.
Narrativa da Instituição:
Epiclese:
L: Envia, Deus da esperança, o Espírito de vida e de amor que acompanhou e animou profetas na tarefa de preparar o caminho para Jesus, para que, pela força do mesmo Espírito, partilhando o pão da vida e o cálice do Novo Testamento, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que vive e anuncia a esperança.
C: Vem, Espírito Santo.
Mementos:
L: Lembra-te, Senhor, dos precursores e das pessoas que perseveraram na fé e guia-nos com elas à festa da alegria plena, preparada para teu povo, em tua presença, com teus profetas, precursores, apóstolos e mártires, e todos que viveram na tua amizade. Unidos a eles, proclamamos tua misericórdia e anunciamos o teu Reino, para o qual, em Cristo nos convidaste.
C: Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Oração de Intercessão:
L: Senhor, neste momento de oração, somos gratos pela tua presença que nos abraça. Ajuda-nos a sermos proclamadores/as do teu propósito para este mundo, ó Salvador: novos céus e nova terra de justiça, paz e amor. Oferecemos nossas próprias vidas ao teu serviço: use-nos com tudo o que temos e com tudo o que somos para tocarmos e consolarmos a este mundo confuso com a verdadeira mensagem do natal que diz: tu és Deus de amor; tu estás conosco; tu jamais nos abandonarás.
(Orar pelos motivos levantados para a intercessão e pelos aniversariantes da última semana).
E tudo mais que permanece em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua amável presença na oração que teu Filho Unigênito nos ensinou, dizendo:
C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Fração:
L: O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo;
o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.
C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só povo.
Agnus Dei:
L: Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
C: “Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal: tem piedade;
Ó Jesus, Cordeiro, tiras o pecado e o mal: tua paz concede. Amém.”
(Martinho Lutero).
Convite:
Comunhão:
Oração Pós-Comunhão:
L: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
C: E sua misericórdia dura para sempre.
L: Deus amigo, agradecemos-te porque nos restauras na comunhão da Ceia. Concede, em tua bondade, que ela nos fortaleça na confiança em tua presença constante e na prática do amor ao nosso próximo. Isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor.
C: Amém.
Liturgia de Saída
Bênção:
L: Que o Senhor te acompanhe ao partires deste lugar;
Que vá à tua frente para iluminar teu caminho;
Que caminhe ao teu lado par ser sempre teu amigo;
Que vá atrás de ti para proteger-te de qualquer dano;
Que seus braços carinhosos estejam debaixo de ti para te sustentar quando estiveres cansado;
Que esteja sobre ti para te cuidar, a ti e a todos a quem amas;
E, sobretudo, que Deus viva em teu coração para dar-te sua alegria e sua paz para sempre.
Amém.
(Livro de Culto da IECLB, VII.326, 8)
Envio:
L: Agora, vão. Busquem servir conforme o exemplo de Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitas pessoas. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
C: Demos graças a Deus.
Sino:
Elaboração: P. William Felipe Zacarias
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS.