HABILITAÇÃO AO MINISTÉRIO
OBJETIVO
Promover o desenvolvimento e a qualificação das competências necessárias para o ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB.
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
- A definição de competências e a implantação de metodologia de avaliação qualifica o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) e intensifica o comprometimento de Candidatos e Candidatas com o aprendizado.
- O acompanhamento de Candidatos e Candidatas aprimora a qualificação de Ministros e Ministras, reforçando a identificação com a Visão e as Prioridades Estratégicas da Igreja.
GESTÃO
A gestão é realizada pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, em parceria com Sínodos e Comunidades da IECLB.
O QUE O PROGRAMA OFERECE
Preparação para Admissão
O Programa promove diálogos individuais e seminários com potenciais Candidatos e Candidatas ao exercício do Ministério com Ordenação na IECLB. Organiza a inscrição e o Exame de Admissão, que verifica as condições necessárias para o ingresso no PPHM.
PPHM
O Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) é um Programa de formação com duração de 17 meses. Neste período, Candidatos e Candidatas que receberam capacitação em um dos Centros de Formação Teológica conveniados realiza estágio com supervisão e demonstra se reúne as condições necessárias ao Ministério com Ordenação na IECLB.
Mentoria
Consiste na tarefa de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação de Candidatos e Candidatas durante o Período Prático. A Mentoria é realizada por Ministros e Ministras que contam com a assessoria do Programa.
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal
A partir de diálogos e da avaliação psicológica, é estabelecido um perfil de habilidades e necessidades de desenvolvimento de cada Candidato e cada Candidata. O acompanhamento é realizado de forma individualizada.
Seminários do PPHM
Durante o PPHM, são realizados dois seminários para aprofundar conhecimento, promover espaço reflexivo e autocrítico.
Exame Pró-Ministério
É a avaliação final do PPHM, para verificar se as Competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação foram alcançadas.
Colóquio com a Presidência
Encontro com a Presidência da IECLB. Com base nos resultados do Exame Pró-Ministério e no diálogo, a Presidência ratifica ou não a aptidão para a Ordenação.
Envio e Ordenação
Candidatos e Candidatas habilitados e declarados aptos para Ordenação são enviados pela Comissão de Designação e Envio para exercer o Ministério com Ordenação em Comunidades da IECLB. Após o aceite dos Candidatos e das Candidatas pela Comunidade, ocorre a Ordenação, que insere o Ministro e a Ministra no Ministério com Ordenação da Igreja e estabelece o vínculo confessional e ministerial com a IECLB.
Voltar para Prioridades de Gestão