Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teófilo Otoni - CETO

Sínodo Sudeste



Rua Capitão Leonardo , 217 - Grão Pará
CEP 39800-144 - Teófilo Otoni /MG - Brasil
Telefone(s): (33) 3521-3141 | (33) 8749-8655
ceto.ieclb@luteranos.com.br
ID: 366

Reflexões sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 seguem na Bahia

Rodas de Conversas sobre Tema, Lema e Foco

24/02/2016

IMG-20160217-WA0027.
IMG-20160217-WA0031.
IMG-20160224-WA0038[1].
IMG-20160224-WA0040[1].
1 | 1
Ampliar

A Campanha da Fraternidade de 2016, havia sido recém lançada na quarta feira de cinzas (10/2) pelo CONIC em Brasilia(DF) e os encontros de reflexão ecumênica já se espalharam pelo sul da Bahia. Conforme consta em seu Texto Base “As Campanhas da Fraternidade Ecumênicas fortalecem os espaços de convivência entre as diferentes Igrejas. O diálogo e o trabalho conjunto em favor do bem comum são testemunhos importantes que podemos oferecer para a sociedade. Afinal, Jesus sempre se colocou aberto à escuta, às partilhas e a uma boa RODA DE CONVERSA (conforme João 4; Marcos 8,1-9) – para que juntos encontremos ações conjuntas que favoreçam o cuidado com a nossa Casa Comum.”

Inspirados nesta premissa a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teixeira de Freitas iniciou no dia 17 de fevereiro, às 19 h, uma série de encontros chamados de RODA DE CONVERSA: estudos e reflexões em torno de tema, lema e foco da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. No dia 17 aconteceu a primeira “Roda”. O convidado para a mediação da “Conversa” foi Dirceu Beninca, Cientista Social e Professor na UFSB, campos Teixeira de Freitas. Ele motivou os presentes com o tema “Caminhos para uma Ecologia Integral”. Em sua análise apresentou exemplos de que a crise ambiental que está posta no mundo ela e sistêmica e por isso mesmo o caminho de ações transformadoras precisa ser também sistêmico, coletivo, integral e integrador. Compartilhou sua experiência de envolvimento com a articulação de catadores e catadoras no município de Erexim (RS), até o caminho da formação de uma Associação de Catadores e Catadoras, aquisição de um galpão e processos de formação.

Na noite do dia 24 o RODA DE CONVESA trouxe o Engenheiro e Sanitarista Ambiental (formado pela UEPB) SEVERINO EVANGELISTA NETO, Gerente do Escritório Local da EMBASA (Teixeira de Freitas). Ele veio para conversar sobre o tema “REALIDADE E PERSPECTIVA DO SANEAMENTO BÁSICO EM NOSSA CIDADE”. Pela frente temos ainda 4 quartas feiras que serão ocupadas com temas como A QUESTÃO DOS RIOS, quando estará conosco um representante do Conselho de Bacias Hidrográficas do Rio Itanhém; um estudo bíblico de Amós 5.24, na perspectiva do CEBI, com Irmã Ceverina e fecharemos com a presença do Coordenador Dioncesano da CFE 2016.

As pessoas presentes ao RODA DE CONVERSA, tem sido em sua maioria membros da IECLB e de Instituições/Paróquias Católicas. Ao final da noite antes da confraternização com alguns “comes” o grupo reunido, de pé, oro sempre em conjunto a ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016:
Deus da Vida, da justiça e do amor, tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos.

No seguimento de Jesus, com a alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!

EVANDRO JAIR MEURER – ieclb.mgba@gmail.com – 73.9.9966.8257
 


Autor(a): Evandro Jair Meurer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Teófilo Otoni (MG)
Área: Ecumene / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 24
ID: 36892

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br