A história sesquicentenária da Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni/MG encontra-se preservada graças ao trabalho de restauro e digitalização de seus livros de registro de ofícios. Os registros de batismos, confirmações, bênçãos matrimoniais e sepultamentos podem ser consultados na internet.
A Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni (CETO) é uma das mais antigas do Sínodo Sudeste. Ela tem origem na imigração de alemães para a região nordeste de Minas Gerais a partir de 1856. O seu primeiro pastor, Johann Leonhardt Hollerbach, chega em 1862. Os primeiros registros de ofícios foram documentados por ele.
A documentação históricos estavam danificados e passaram por um processo de restauro em São Paulo e posteriormente digitalizados.
Os livros de registro da Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni/MG foram publicados digitalmente e podem ser consultados a partir do Portal Luteranos.
Recentemente a Sra. Dalva Keim fez a digitação da transcrição dos livros de confirmações e de sepultamentos feita pelo pastor Walter Schlupp. Desta forma a informação registrada nos documentos ficou acessível a um número maior de pessoas.
Os dados publicados dizem respeito aos ofícios realizados no nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia.
A preservação da memória histórica das comunidades passa pela manutenção e guarda de seus livros de registro de ofícios. O exemplo da comunidade de Teófilo Otoni/MG pode ser seguido por outras comunidades. Há um interesse crescente pela busca de informações sobre o passado familiar e os livros de registro representam uma fonte valiosa para pesquisa.
Veja o material digitalizado:
Livro de Registro de Batismos - 1886-1936
Livro de Registro de Confirmações - 1862-1936
Livro de Registro de Sepultamentos - 1862-1936
Livro de Registro de Bênçãos Matrimoniais - 1898-1923
Livro de Caixa - 1885 - 1887 - 1893
Veja o material digitado:
Relação de Confirmações – 1862-1899
Relação de Óbitos – 1862-1936