A Pastoral do Cuidado preocupa-se com a preparação das pessoas que realizam visitas nos hospitais de Porto Alegre e também com as pessoas que atuam com visitação nas comunidades.
Entende-se que para visitar uma pessoa enferma é preciso ter um coração aberto para dar e receber amor e bondade, ouvidos atentos para acolher o sofrimento e braços abertos para ofertar misericórdia. Qualquer pessoa disposta a acolher está apta a visitar pessoas enfermas, porém, consideramos a preparação prática para isso algo fundamental para dar segurança e bem-estar tanto para quem visita, quanto para quem recebe a visita.
Nos dias 25/08, 01/09, 15/09 e 29/09 a Pastoral do Cuidado promoveu, na Comunidade Matriz, em Porto Alegre, o Curso de Capacitação de Visitadores e Visitadoras.
Em 2018, o curso aconteceu em quatro módulos de 3 horas e reuniu 30 pessoas das comunidades de Porto Alegre, Campo Bom, Cachoeirinha, Glorinha e Estudantes da Faculdades EST. As seguintes temáticas foram trabalhadas: Base bíblico-teológica para visitação, com o Pastor Dr. Daniel Hopfner, do Hospital Moinhos de Vento; Como realizar uma visita, com o Pastor Dr. Nilton Herbes, da Faculdades EST; Cuidando de quem cuida; O que é a Pastoral do Cuidado, com a Pastora Franciele Vanessa Sander. O curso foi destinado a voluntárias e voluntários que desejam ter formação para visitar pessoas enfermas, dos núcleos próximos a Porto Alegre.
Durante o curso, as pessoas voluntárias aprendem sobre as ferramentas básicas para a prática da visitação e recebem orientações sobre o que fazer e dizer, e também sobre quais posturas adotar dentro do ambiente hospitalar, uma vez que há diferenças em relação ao ambiente doméstico.
Nos cursos da Pastoral do Cuidado, é falado às pessoas sobre o motivo que as inspira a visitar: um chamado de Jesus para ir ao encontro de outras pessoas, dispondo do seu tempo para estar com elas. A visitação a pessoas enfermas é um grande chamado para demonstrar o nosso ser cristão. É seguir o chamado de Jesus ao servir, ao cuidar, ao estar do lado de quem sofre. Não há momento mais importante para se receber a visita de uma pessoa da comunidade do que o momento em que se está doente, desamparado, ou quando se perdeu a esperança. Quando as pessoas são visitadas, há o sentimento de que elas fazem parte de uma comunidade maior, que as carrega também em tempos de sofrimento e dor, e isto também é muito enfatizado nas palestras do curso de visitação.
Quer realizar trabalho voluntário? Acompanhe a Pastoral do Cuidado no Facebook saiba quando acontecem os encontros da equipe!
Acompanhe no Facebook:
https://www.facebook.com/Pastoral-do-Cuidado-IECLB-Porto-Alegre-704841269669114/
Quer solicitar uma visitação?
Entre em contato:
Telefone/ WhatsApp: 51 99116-8491
E-mail: pastoraldocuidado@sinodors.org.br