São muitos os desafios enfrentados pela equipe que atende o Instituto Beneficente Oficina Criativa (IBOC)], localizado em Porto Velho, na Rondônia. O instituto, que recebe crianças em situações de vulnerabilidade, conta com o trabalho voluntário do pastor da Igreja Evangélico de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Alan Sharle Schulz e sua esposa Luciane Schneider, junto com Elza Maria Nienow, Lilian Moser e Ana Maria Ramos, e de funcionárias cedidas pela prefeitura de Porto Velho.
Uma das propostas do IBOC é trabalhar a questão da soberania e segurança alimentar e nutricional com as famílias das crianças atendidas, que moram em bairros próximos. Assim, estão desenvolvendo o projeto Resgate da alimentação regional com seus valores nutritivos, buscando promover a inclusão de produtos locais nos hábitos alimentares. Temos muitos migrantes, que reproduzem a forma de vida, cultura e alimentação dos locais de origem, disse o pastor Schulz. A proposta é que eles aproveitem a grande variedade de produtos - frutas, legumes e ervas medicinais -, encontrados na floresta ou mesmo cultivados em quintais urbanos e rurais.
Pastor Alan e Luciane receberam a assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Juliana Mazurana, na visita feita no dia primeiro de agosto, com o objetivo de acomapnhar o projeto, que recebe apoio da fundação. Ficamos muito contentes com a proposta encaminhada pelo IBOC, por incentivar o resgate de hábitos alimentares saudáveis e valorizar a biodiversidade local, afirmou a assessora. A proposta também foi recebida pela Comissão de Projetos da FLD, que faz a análise e aprova projetos encaminhados através dos editais de seleção, realizados duas vezes ao ano.
A equipe coordenadora tem investido muito tempo para garantir a sobrevivência do IBOC. É difícil trabalhar como voluntário, com todas as outras atividades paralelas que temos. Assim, todo e qualquer apoio renova nossas esperanças', finalizou o pastor.
Juliana Mazurana viajou de primeiro a 20 de agosto, visitando projetos apoiados pela FLD na região norte do país.
(Fonte - Fundação Luterana de Diaconia)