VI PASSA DIA EM FAMÍLIA – AMI (Área Missionária Luterana Nordeste/MG e Sul/BA)
No dia 30 de junho de 2019, a AMI (Área Missionária Luterana Nordeste/MG e Sul/BA), realizou o seu VI Passa Dia em Família no Sítio Bom Jesus em Posto da Mata/BA. Foi um dia de muita aprendizagem, lazer, comunhão e fé entre os participantes, proporcionando a todos fortalecimento da vida em comunidade.
Iniciamos o encontro com um delicioso café compartilhado e em seguido com uma devocional, com o tema: MÃOS. Dando ênfase sob a perspectiva do livro do profeta Isaías, capítulo 49 versículos 8 a 16, Deus afirma que sempre se lembra de seu povo, mesmo que uma mãe fosse capaz de esquecer seu filho, Deus ainda se lembra de nós. O versículo 16 afirma: “eis que nas palmas das minhas mãos te gravei...”. Sendo assim Deus gravou nossos nomes na sua mão.
No segundo momento refletimos sobre a Estrutura da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). Com objetivo para que membros e simpatizantes pudessem compreender e refletir que na IECLB, a “estrutura sempre deve ser sinônimo de serviço. Estrutura não como instrumento de controle! Estrutura como serviço para fortalecimento da comunidade”. Bem como, que IECLB é uma Igreja Sinodal que caminha junto; tem estrutura descentralizada; respeita e prioriza necessidades locais para atingir fins; tem como estrutura para aumentar legitimidade e estabilidade institucional.
Também foram realizadas duas oficinas. Uma de Yoga, pela membro da Comunidade de Teixeira de Freitas/BA, Helena Marques Martins, com exercícios práticos e os benefícios que a Yoga traz para a saúde física e mental. A outra oficina foi sobre Suicídio, desenvolvida pela membro Gisele Sander, do Ponto de Pregação de Prado/BA. Refletiu-se com o grupo sobre o conceito do suicídio, que deve ser considerado um desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma casual e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito. É a consequência final de um processo. Bem como, trouxe também ao grupo os fatores do suicídio, sinais, causas comuns, prevenção e mitos construídos ao longo do tempo. Sendo assim a importância da igreja estar sensibilizada para essa temática no dia a dia.
Finalizamos o VI Passa Dia em Família com uma linda Celebração com Santa Ceia. Durante a culto deu se ênfase a importância de cultivarmos em nossa mente, em nosso coração e em todo nosso ser, a vontade de Deus. Viver no dia a dia os mandamentos, a orientação da palavra de Deus e cultivar os frutos do Espírito Santo: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. (Gálatas 5.22-23).
Cada participante voltou para casa motivada/a, crítico e construtivo para colocar em prática a riqueza das reflexões.
Que Deus continue abençoando e conduzindo os trabalhos da AMI, e que possa usar cada membro e simpatizante como instrumentos de paz e amor, ali onde estão inseridos/as!
Fraternalmente,
Davi Haese
Ministro da AMI