A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM ARTUR NOGUEIRA, filiada à IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL – IECLB, promoveu na noite de ontem (11 de setembro de 2018) PALESTRA PÚBLICA MUNICIPAL, no Plenário da Câmara Municipal da cidade (Rua dos Expedicionários, 467). A palestra versou sobre o tema “Igreja, Economia, Política: Eu sou o SENHOR teu Deus”.
Diante do cenário brasileiro atual preocupante, delicado e polarizado; diante do período eleitoral que o torna ainda mais agravante, um espaço de reflexão, sem bandeira partidária, mas de iluminação deste cenário, mostrou-se como importante para a conscientização e participação cidadã nos rumos da sociedade em que vivemos.
Foi Palestrante Principal, o pastor Marcos Ebeling ( da Paróquia de Campinas) e Palestrante Reator, o Prof. Dr. Fábio Augusto Darius (da UNASP).
Tal iniciativa foi resultado das reflexões e comemorações dos 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA-PROTESTANTE acontecidas ano passado. A ideia foi continuar realizando uma palestra pública anualmente no período que antecede o aniversário da Reforma. isso para inaugurar, com cidadania e responsabilidade, os “OUTROS 500” que estão à nossa frente, estimulando a reflexão e o estudo do grande tema da Justificação por graça e fé em Cristo.
A noite foi aberta com um singelo reciptal. Um dueto de clarinete, um dueto de clarinete e piano. O presidente da Comunidade de Artur Nogueira, Reynaldo Alberto Stein fez abertura do evento e em seguida o tri de alunos na Escola de ARte da UNASP completou sua participação com CASTELO FORTE.
P. Evandro Jair Meurer - Pároco da Paróquia de Cosmóplis saudou também os presentes já passando a palavras ao Palestrante.
P. Marcos dividiu sua apresentação em três momnentos: a localização histórica do tema em Lutero; a análise e autalização teológica para os nossos dias e por fim desafios práticos para o ser Igreja que promove MUDANÇAS, REFORMA ainda hoje. Professor Fábio reagiu reafirmando alguns tópicos da Palestra e acrescentou aspectos complementares da teologia de Lutero bem como da mensagem cristocêntrica do tema.
A platéia pode então se manifestar com perguntas ou contricuições ao tema. Ao final P. Evandro agradeceu a presença e parceria estabececida com a presneça dos Palestrantes e proferiu a todos as palavras da Benção Irlandesa, agradecendo em especial a Admisntração da Cãmara pela cedência do espaço.
O evento reuniu em torno de vinte pessoas, mas houve unanimidade que este é um caminho necessário e viável para as mudanças que o Brasil precisa: mais reflexão e mais responsabilidade cidadã com os rumos da sociedade brasileira.