Estiveram reunidas, entre os dias 13 à 16 de fevereiro de 2023, nas instalações da Associação Wally Heidrich, na praia de Palmas do Arvoredo, no município de Governador Celso Ramos, 56 mulheres dos Sínodos, Norte Catarinense e Vale do Itajaí, para um Retiro em Língua Portuguesa.
Para este encontro, os palestrantes convidados, trouxeram a proposta de tema “construindo pontes de amor”. Em parceria, eles desenvolveram o tema com muita excelência e maestria, proporcionando tamanho aprendizado, que no decorrer do retiro, foram sendo construídas pontes de amor entre as participantes.
As mulheres, foram convidadas à usarem suas habilidades e criatividades nos trabalhos propostos e dinâmicas manuais, entre elas, o ponto auge foi a pintura de cruzes, a partir da técnica da “Cruz Salvadorenha”.
Os diferentes dons, sentimentos e percepções aplicadas nesta dinâmica, resultou no convite para que estas pudessem ser disponibilizadas em fotos, para serem divulgadas pela IECLB, nas publicações das Senhas Diárias no período da quaresma.
Além desta dinâmica, também foram apresentados teatros, sendo o grupo dividido em 7, e a partir da proposta das “sete obras da misericórdia”, cada grupo representasse uma história da realidade vivenciada em família, comunidade ou sociedade.
No uso da figura da cruz, os preletores realizaram amplas explicações a respeito das duas dimensões da cruz, ou seja, na vertical nos lembra Deus que vem ao encontro do ser humano, amando-o incondicionalmente e sem medidas, sendo que este amor deve ser vivenciado na horizontalidade entre os seres humanos.
Como desfecho deste encontro, as participantes foram motivadas a olhar para os seus grupos locais de OASE, com a tarefa de serem promotoras e construtoras de “pontes de amor”, o que resultará em muita Comunhão, Testemunho e Serviço.
Diante de tudo isso, o que dizer desta oportunidade vivenciada? Em todas as falas e manifestações das participantes, o pano de fundo e sentimentos aflorados, se resume na palavra “Gratidão”.
Gratidão à Deus, pela oportunidade, gratidão à casa (Associação Wally Heidrich) que preparou, recebeu o encontro, à Diretoria da OASE Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, e em especial, aos nossos palestrantes, Pa. Miriam Ratz e P. Cristov Kaiser.
Fica o sentimento de quero mais, e a espera pelo próximo encontro. Que venha 2024.