Uma celebração festiva comemorou os 40 anos do Lar de Idosos e Residencial Elsbeth Koehler, na sexta-feira, dia 29 de abril. A instituição, mantida pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau (SESB), tem uma bonita história de acolhimento, diaconia e amor à pessoa idosa, garantindo vida digna e de qualidade. O pastor sinodal Guilherme Lieven pregou no Culto de Ação de Graças e enfatizou o cuidado com a vida, reforçando o objetivo principal da casa e princípio da própria igreja de confissão luterana.
Durante o evento, aconteceu um momento de homenagens envolvendo a Diretoria da SESB, ex-ministros/as que atuaram no Lar, moradoras que estão há mais tempo residindo na instituição e funcionários que estão há mais de 20 anos colaborando. Após o culto, um café de confraternização reuniu moradores e convidados para celebrar a data especial.
“Louvamos a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre o trabalho realizado nesses 40 anos de Lar e por todas as pessoas que Ele motivou para servir”, alegrou-se a presidente da SESB, Leila Denise Longo.
A história do Lar Elsbeth Koehler está diretamente ligada com a Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, que foi fundada em 1907. De 1923 a 1951 manteve uma maternidade no prédio Johannastift, depois Casa do Comércio e agora Alameda Haus. De 1951 até 1981, a maternidade mudou-se para a Rua Pastor Stutzer, atual endereço. Em 1981, todos os móveis e utensílios foram transferidos para o Hospital Santa Catarina e a construção foi adaptada para atender como lar de idosos. A capacidade inicial abrigava 32 idosos. Com o passar do tempo, um novo prédio de 3 andares foi construído e concluído em 1991. Já em 2013, mais um empreendimento foi concluído: o Residencial, com seis pavimentos. Investiu também em captação e geração de energia solar, apostando no desenvolvimento sustentável. Atualmente, congrega 72 moradores e 53 colaboradores (funcionários), e é coordenado pelo casal ministerial, Pa. Christiane Plautz e P. Hilton Jair Gorris.