A aprovação da cátedra de Teologia Feminista na Faculdades EST completa hoje 30 anos (15/05/2020). Desde a sua criação, ela configura-se em um componente curricular obrigatório de Teologia Feminista no Bacharelado em Teologia, um componente transversal no programa de pós-graduação, e no decorrer do tempo deu origem ao Núcleo de Pesquisa de Gênero e ao Programa de Gênero e Religião. A criação da cátedra foi fruto de um trabalho em mutirão, com conflitos e resistências, aprendizados e descobertas. Ela é parte do compromisso evangélico por justiça de gênero na teologia, na igreja e na sociedade.
Para relembrar essa história, ao longo dos próximos dias, faremos uma série de postagens comemorativas, com cards e vídeos das professoras que ocuparam a cátedra e atuaram no componente de Teologia Feminista ao longo destes anos, bem como de pessoas que fizeram parte dessa construção.
Também queremos convidar vocês a compartilhar suas histórias e experiências relacionadas com esses 30 anos de Teologia Feminista na EST. Que impacto a Teologia Feminista teve na vida de vocês? Que diferença fez? Envie seu depoimento, escrito ou em forma de pequeno vídeo, para o e-mail: genero@est.edu.br. (Se for vídeo, mandar pelo WeTransfer por esse mesmo e-mail.)
Na primeira postagem, compartilhamos os depoimentos das duas primeiras teólogas e professoras que foram responsáveis pela cátedra: Wanda Deifelt e Elaine Neuenfeldt.