A Universidade Estadual de Goiás inicia na próxima terça-feira, 20 de novembro, mais um ciclo de uma História pautada pelas escolhas democráticas e que visam consolidar um projeto de Instituição de Ensino Superior comprometida com a formação de cidadãos conscientes e em consonância com o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Neste dia o governador Marconi Perillo empossa como reitor e vice-reitora da UEG os professores Haroldo Reimer e Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes, eleitos em setembro deste ano com mais de 90% dos votos válidos. A solenidade de posse acontecerá às 10 horas, no Teatro Escola Basileu França, na Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.
Pela primeira vez na Universidade Estadual de Goiás, a eleição para a escolha do reitor e do vice-reitor contou apenas com uma chapa. O pleito foi realizado no dia 26 de setembro e dos 14.615 votantes, 13.371 votaram em Haroldo e Valcemia (91,49%). Os votos brancos somaram 643 (4,4%) e 600 eleitores (4,11%) anularam o voto.
Histórico eleitoral
A Universidade Estadual de Goiás, desde sua criação, em 1999, sempre escolheu pelo voto os seus representantes. A primeira eleição aconteceu em 2000, quando o professor José Izecias de Oliveira foi escolhido pela comunidade acadêmica. Ele já ocupava o cargo de reitor, indicado pelo então governador Marconi Perillo. Em 2004, Izecias foi reconduzido ao cargo com 85,5% dos votos válidos, desta vez acompanhado do professor Luiz Antônio Arantes como vice-reitor.
Em 2008, novo pleito agitou a comunidade acadêmica que escolheu entre cinco candidatos o professor Luiz Antônio Arantes com 61,1% dos votos válidos. Luiz Arantes permaneceu no cargo até fevereiro de 2012, quando se desligou da Universidade para atender a interesses pessoais. Desde essa época a Reitoria da UEG foi ocupada pelo professor Haroldo Reimer, tendo como vice a professora Eliana Maria França Carneiro, ambos indicados pelo governador Marconi Perillo para exerceram as funções.
E no dia 26 de setembro de 2012, a comunidade acadêmica, atendendo o chamado da Comissão Eleitoral Central, voltou às urnas de forma democrática para nova escolha, tendo como candidatos únicos Haroldo Reimer e Valcemia Novaes, que foram escolhidos com 91,49% dos votos válidos.
Currículos
O professor Haroldo Reimer é doutor em Teologia, Alemanha (1986 a 1990); Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo (1980 a 1984); Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (2002 a 2004); Bacharel em Direito pela PUC Goiás (2006 a 2010); Estágio pós-doutoral em História antiga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) [2009 - em andamento]; Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Unidade Universitária de Iporá; Reitor da UEG desde fevereiro de 2012; Professor no Departamento de Filosofia e Teologia da PUC Goiás; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2009-2012); Avaliador ad hoc do INEP-MEC; Avaliador ad hoc da FAPEG; Líder de grupo de pesquisa no CnPq; Pesquisador nos temas: Hermenêutica, Ecologia, História, Religião e Direito na Antiguidade; Biblia, Antigo Testamento.
A professora Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes é mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás (2004); especialista em Métodos e Técnicas do Ensino (2002) e em Psicopedagogia (2003) pela Universidade Salgado de Oliveira; e graduada em História pela Universidade Católica de Goiás (2000). Foi Secretária Municipal de Educação Cultura, Desportos e Lazer da Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás (2001 a 2008). Atualmente é Diretora Educacional da UnU de Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás, e também é professora da Universidade Estadual de Goiás e da rede municipal de ensino – Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação., gestão escolar, politicas públicas educacionais, políticas públicas, metodologia de ensino, qualidade total, metodologia cientifica e motivação.