Atendendo o chamado para refletir sobre o tema do ano da IECLB na perspectiva feminina ¨Igreja da Palavra - (mulheres) chamadas para comunicar¨, trinta e nove mulheres se reuniram em Curitiba, no Lar Luterano de Retiros, nos dias 11 e 12 de abril de 2015. Assessoradas pela Cat. Dra. Erli Manske que conduziu a temática neste encontro, as mulheres presentes se permitiram parar um pouco. Dois dias intensos, de expectativa, alegria e descontração, partilhas e trocas, amizades antigas e novas.
Fomos convidadas a juntas construir um caminho onde nele colocamos aquilo que somos, o que queremos, o que buscamos e principalmente o que estamos falando durante esta caminhada. Em duplas caminhamos na área externa e trouxemos elementos que representassem estes sentimentos e os colocamos no caminho. Como forma de acolher uma a outra, foi feito o lava-pés, gesto inspirado em Jesus, onde nossos pés representam nosso cansaço e nossas dores. Em grupos foi trabalhado sobre o que nós mulheres estamos conversando na nossa família, grupos e comunidade e o que nos preocupa e o que nos alegra. A partir disto, foi confeccionado vários panôs com retalhos de tecido, registrando todos estes sentimentos que também foram colocados no caminho construído.
Lemos várias vezes o texto de Lucas 24, onde a cada leitura, surgiam novos entendimentos e interpretações sobre o falar e o escutar, dando ênfase à comunicação, onde Jesus primeiro caminha, ouve e depois fala. Em nova caminhada em grupos, refletimos sobre como nós mulheres estamos comunicando e agindo neste mundo para fazer a diferença na vida daqueles e daquelas que encontramos pelo caminho. Finalizamos com uma celebração, onde foi lembrado que no gesto de partir o pão e vinho, Jesus se revela e se faz presente na vida de todos os que O buscam para caminhar ao Seu lado.
E assim finalizamos o II Fórum Sinodal de Reflexão da Mulher Luterana no Paranapanema e queremos motivar as mulheres de outros sínodos da nossa igreja que se reúnam, reflitam e celebrem, como mulheres, companheiras de caminhada, nos diversos jeitos de ser mulher na IECLB.
Desta forma, só podemos mais uma vez agradecer a presença destas mulheres, que se dispuseram interromper suas atividades para se animar mutuamente. Somos gratas aos grupos de mulheres e OASE que vieram e suas comunidades que as apoiaram. Somos gratas às ministras e ministros que incentivaram a participação das mulheres, ao Sínodo Paranapanema, assim como a Coordenação de Gênero Geração e Etnias e a Secretaria de Ação Comunitária que nos apoiam nestes caminhos.
Ursula Böck
Coordenação do Fórum de Reflexão da Mulher
Luterana no Sínodo Paranapanema