Iniciaram neste dia 16 de março a reforma e a automatização do sino da Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina. Os trabalhos serão prestados por uma empresa da cidade de Porto Alegre/RS, com um custo total de R$ 20.000,00.
Desde o mês de novembro de 2015, quando o sino estragou, os membros da comunidade e os Ernestinense estavam sem ouvir o badalo diário do sino da igreja. Foi a primeira vez que o sino da Igreja ficou sem tocar por um grande período desde a sua fundação.
O sino era tocado diariamente pela Sra. Miloca Muhl a mais de 40 anos, em dois horários, às 11:30 hs indicando o horário do almoço e às 6:00 hs indicando o fim da jornada de trabalho, nas celebrações e também quando algum membro falece.
Depois da reforma o sino passa a ser automático, permitindo assim o seu acionamento eletrônico diariamente, inclusive nos finais de semana.
Na região a Comunidade de Ernestina era a única que mantinha a tradição em tocar o sino manualmente todos os dias e assim continuara em manter a tradição com ajuda da tecnologia atual.
A reinauguração do sino automatizado será durante a celebração do culto de Páscoa no dia 27 de março, aonde serão homenageados os sineiros.