Após dois anos de trabalho, e concluindo um projeto iniciado em 2015, a restauração da Igreja da Paz será oficialmente entregue em cerimônia no dia 6 de novembro, às 9h. Uma programação com homenagens e apresentações de corais, órgão de tubos, grupo de metais, da Vox Camerata e da Orquestra Prelúdio vão coroar o fim das obras, que tornaram mais bonita, segura, confortável e pronta para o futuro este importante patrimônio religioso, arquitetônico e cultural de Joinville.
Inaugurado em 1864, o primeiro templo da área fundacional de Joinville passou por sucessivas ampliações ao longo das décadas, e também por reformas, sendo a última de grande monta realizada nos anos 1960. No restauro iniciado em 2020, vitrais, forros, piso e telhado foram recuperados e novas rampas de acesso, instaladas. A pintura, interna e externa, foi refeita, inclusive o relógio. Foi feita a manutenção do ar condicionado e a troca de toda a parte elétrica, dando ao templo um sistema de som e uma iluminação totalmente renovados.
Os trabalhos de drenagem aconteceram no entorno do templo e visaram isolar as paredes e protegê-las contra a umidade. Já o novo projeto paisagístico incluiu canteiros, bancos para descanso, a reorganização do estacionamento, iluminação externa e rampas de acessibilidade.
“A Igreja da Paz é um patrimônio histórico, arquitetônico e religioso de Joinville. Preservá-la, por meio de sua restauração, é possibilitar que a história da cidade continue sendo contada às futuras gerações”, afirma o pastor Cléo Martin.
A colaboração da comunidade joinvilense - e não apenas luterana - foi decisiva para o sucesso do projeto de restauro. Aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), a iniciativa contou com o apoio decisivo das doações de pessoas físicas e de várias empresas locais.
Quanto à Orquestra Prelúdio, a apresentação na Igreja da Paz será a primeira de uma série de três concertos que integram o Projeto Orquestra Prelúdio, Clássicos em Cena (PRONAC 190819), aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. No repertório, grandes clássicos de Vivaldi, Benjamin Britten e compositores Brasileiros.
Sobre a Igreja da Paz
A Igreja da Paz se liga com os primórdios de Joinville, quando os primeiros imigrantes ergueram uma casa de oração. Em 1857, apenas seis anos após a chegada da Barca Colon, a pedra fundamental do templo foi lançada, e em 1864 aconteceu a inauguração.
Desde então, a Igreja da Paz faz parte da vida dos joinvilenses - sendo parte de um conjunto arquitetônico que inclui o tradicional Colégio Bom Jesus (antiga Deutsche Schule) -, tanto que foi tombada como patrimônio histórico/cultural em 1998. É o único templo luterano de Joinville a receber a honraria.
SERVIÇO
O quê: cerimônia de entrega do restauro da Igreja da Paz.
Quando: Domingo, dia 6 de novembro, às 9h.
Onde: Igreja da Paz, rua Princesa Isabel, 438, centro.
Fontes para entrevistas
* Alvaro Kieper Filho, presidente da Paróquia da Paz: (47) 98425-0466
* Cleo Martin, pastor da Paróquia da Paz: (47) 99208-2780
* Simone Harger, arquiteto responsável pela produção cultural: (48) 99963-6895
* Jonathan Carvalho, sócio-diretor da Ornato Arquitetura e responsável pela acompanhamento das obras: (48) 99119-792