“Creio em Deus Pai, Criador do céu e da terra.” (1º artigo do Credo Apostólico)
No sábado, dia 10 de junho, esteve reunido o grupo de ensino confirmatório. Com eles estudamos a primeira parte do Credo Apostólico, acerca de Deus Criador. Os/as jovens refletiram a perspectiva bíblica da criação do mundo, conforme Gênesis 01. Naturalmente foram confrontados com as versões da criação aprendidas na escola: a origem a partir do big bang e a evolução conforme descrita pelo darwinismo.
Os/as confirmandos/as (são 12 ao todo) debateram longamente as diferentes versões. Foram convidados a perceber: a) a fé nos leva a crer no Deus Criador. Gênesis o enfatiza de forma muito bonita. Mesmo a teoria do big bang e o evolucionismo em Darwin nos fazem perceber que por detrás de uma ou outra está a mão criadora de Deus. Ele, e somente Ele, tem a capacidade de criar do nada; b) O Deus Criador coloca ordem no caos, Ele ordena todas as coisas e faz com que tenham sentido. Toda a diversidade e o multicolorido do mundo são fruto da criação e ordem que Deus nos dá. Esta a base de nossa fé no Deus Criador.
A segunda parte do encontro foi coordenada pelo grupo de jovens (Jelcamp - estiveram 6 jovens presentes). Tiveram um momento de reflexão, estudo e também muita brincadeira. A reflexão foi conduzida pelo jovem Martin Forte a partir do texto de Provérbios 3.5-6, sobre o qual todos pensaram e discutiram, percebendo que devemos colocar Deus em todos os nossos planos e Ele nos conduzirá.
Para descontrair, foram conduzidas brincadeiras com mímica acerca de personagens bíblicos e brincadeiras como “ninja”.
Foi um encontro ótimo, principalmente para integração entre o ensino confirmatório e o grupo de jovens.
Nossa gratidão aos pais que trazem seus filhos e suas filhas e permitem a eles e elas esta bela experiência de fé.