O sentimento de muita alegria permeou o templo da Paróquia Bom Pastor, em Brusque (SC), na noite da última quarta-feira, 13. A comunidade se reuniu para ouvir boa música que fluía do restaurado órgão de tubos, com mais de 50 anos de história; além deste, o coro e o grupo de canto da Paróquia e o coro da Associação Coral de Florianópolis enriqueceram a noite. O evento contou com a presença do pastor sinodal Breno Carlos Willrich, que disse ter presenciado uma noite de grande riqueza.
“A maior riqueza da Igreja é o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que não pode ser desprezado; mas que quer encontrar corações que sejam como terra fértil. Para preparar os corações Deus nos oferece outra grande riqueza que é a arte. A apresentação dessa noite foi para nós uma pregação. A igreja de Brusque está de parabéns porque não tem desprezado essa riqueza de Deus quando no restauro do templo e do órgão de tubos”.
Em setembro de 1958 foi iniciada uma campanha para aquisição do órgão, capitaneada pelo então maestro Aldo Krieger. Este instrumento fazia parte de um grande sonho da comunidade. No ano seguinte, a Bohn iniciou a construção do órgão, com 1200 flautas, sob a responsabilidade de J. Edmundo Bohn. Após um ano, no dia 9 de agosto, a Comunidade Evangélica de Brusque inaugurava o majestoso e imponente instrumento, com um grande concerto promovido pelo então maestro Willi Stein. “Este órgão é fruto do esforço de muitas pessoas, famílias e empresários”, resumiu o pároco da Paróquia Bom Pastor, em Brusque (SC), pastor Claudio Schefer.
Passados 55 anos, foi urgente e necessário reformá-lo. A restauração esteve aos cuidados de Fábio Bohn, neto de J. Edmundo Bohn. Segundo ele, as obras visaram manter a parte mecânica e instalar um console com comando digital. Esta nova tecnologia faz com que o ar chegue até as flautas com maior rapidez, isso torna o órgão mais dinâmico e com novas opções.
O presidente da Paróquia, Sérgio Kuchenbecker, agradeceu o empresário que custeou a restauração do órgão e também todos os que de alguma forma participaram, não só da celebração, mas de todo o processo. Ressaltou ainda a importância litúrgica do órgão para a comunidade, visto que ele auxilia em cultos, casamentos e eventos culturais.
Ao final das apresentações o pastor Edélcio Tetzner agradeceu a presença de todas as pessoas e salientou: “a noite foi uma oportunidade para estar em boa companhia, rodeados de pessoas talentosas e de ouvidos apurados, para ouvir música de qualidade, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento intelectual e espiritual”.
O evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Aldo Krieger e a Paróquia Bom Pastor. Carmelo Krieger, filho de Aldo Krieger, agradeceu a comunidade por sediar parte da segunda semana que leva o nome e homenageia seu pai.