PASSEIO CICLISTICO DA IMIGRAÇÃO
COMUNIDADE DO ITÁ
13/03/2022
Muitas vezes cantamos: “Até aqui nos trouxe Deus, guiou-nos com bondade.” LCI 470
Nesta certeza, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Córrego do Itá, vem louvando e agradecendo a Deus e colecionando memórias de fé e de vida.
Mais uma memória foi colecionada no dia 13 de março de 2022, ao realizar o 7º PASSEIO CICLÍSTICO DA IMIGRAÇÃO.
Este passeio acontece em gratidão a Deus, por ter cuidado em todo o tempo, as muitas famílias que imigraram do Córrego do Funil/MG, para o Córrego do Itá nos anos 1939 e 1940, em busca de melhorias de vida para a família.
Conforme relatos do senhor Sigmar Saar, a chegada destas famílias foi muito difícil, pois a terra era coberta de florestas. Fora uma viagem de dias, a pé, com os animais, e seus pertences. Precisaram começar a construir suas casas do “zero”. As primeiras foram feitas de madeira, cobertas por folhas de palmeiras, e o piso era de “chão batido”.
Tudo era muito difícil. Mas o Córrego do Itá, começou a desenvolver-se nos anos de 1940, com a chegada de mais famílias vindas de Ipanema/MG e outros lugares. E aos poucos o progresso foi chegando e com ele, máquinas foram sendo adquiridas. O primeiro professor foi Lindolfo Frederico Kaiser (1945), que auxiliou na educação das crianças por muitos anos.
Conta o senhor Sigmar, que as primeiras famílias vindas de Minas Gerais, trouxeram junto suas bíblias, hinários e catecismo. Reuniam-se nas casas para celebrar a Palavra de Deus.
A partir de 1941 o P. Willi Held, vinha a cavalo de Pancas para celebrar cultos nas casas. Foi construída mais tarde, a primeira capela para reunirem-se. E na década de 1970 foi construída a Igreja da Comunidade Ressurreição do Córrego do Itá, pertencente na época a Paróquia de Vila Pavão, depois da Paróquia de Peneira e hoje pertence a Paróquia de Barra de São Francisco.
E a história bonita dessa gente querida e amada, continua viva na memória das famílias. E como gratidão a Deus pelo cuidado em todo o tempo, pela coragem que aquelas famílias tiveram de sair de seus lugares e, vir para começar do “zero”, lembramos a história do povo de Israel que foi prisioneiro no Egito e que Deus conduziu até a terra prometida – Canaã. Em todo o tempo Deus estava presente, guiando e cuidando seu povo.
Assim o fez com as famílias que trilharam muitos quilômetros de Minas Gerais e outros lugares até chegar no Córrego do Itá. Esta história de vida e de fé merece ser lembrada, contada e louvada. Por isso, a Comunidade realiza o PASSEIO CICLISTICO DA IMIGRAÇÃO”.
Esta história de vida e de fé, merece ser registrada em nossa memória e contada de geração em geração. O passeio ciclístico é uma bonita forma de colecionar estas memórias de de vida, de fé e de esperança, seja lembrando feitos do passado, seja com ações e atitudes bem concretas nos dias de hoje.
Vamos continuar colecionando as nossas memórias como comunidade de fé Luterana.
Semeie fé e colherás amor, gratidão, esperança, alegria, exemplos, atitudes...
Obrigada Comunidade do Itá pelo domingo abençoado!
Pa Ariádner Jastrow Potratz Berger