Em um gesto de solidariedade ecumênica, a Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos (ELCA) apoiará o projeto “Diaconia em Tempos de Covid”, elaborado pela Secretaria Geral da IECLB. O projeto, que tem como objetivo desenvolver ações que buscam atender a necessidade de apoio psicossocial para a resiliência, vai auxiliar nove instituições diaconais identificadas confessionalmente com a IECLB.
O valor aprovado pela ELCA é de US$ 61.730,00 (R$ 332 mil reais) e será aplicado pelas organizações em usos emergenciais como distribuição de cestas básicas para garantir a segurança alimentar num período de 6 meses. O atendimento psicossocial também será o objetivo de algumas instituições, uma vez que as emoções ligadas ao medo, ansiedade, solidão e depressão foram agravadas pela pandemia de Covid-19.
O projeto emergencial e sua aprovação resultam de um trabalho coletivo desenvolvido pela Secretaria Geral e Presidência da IECLB e do diálogo constante com a Igreja parceira da América do Norte. A IECLB agradece pelo apoio a este importante projeto e segue firme no entendimento de que, juntas, as igrejas se tornam mais fortes e mais próximas da missão que Deus lhes ordenou: testemunhar e viver sob os princípios do Reino de Deus.
A execução do projeto se dará em parceria com nove organizações diaconais identificadas confessionalmente com a IECLB. São elas:
Associação Beneficente Pella Bethânia – Taquari/RS;
Associação Beneficente Escola para Vida – Ariquemes/RO;
Ação Encontro – Novo Hamburgo/RS;
CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança – Ituporanga/SC;
CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança – São Bento do Sul/SC;
Programa Comunitário da Reconciliação – São Paulo/SP;
Centro Social Heliodor Hesse – São Paulo/SP;
Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais – Pro-Ludus O Caminho – Gravatá/PE;
Instituto de Educação Infantil Lupicínio Rodrigues – Porto Alegre/RS.
* Fotografias atuais e de arquivo, anteriores à pandemia de Covid 19.