Entre os dias 6 e 10 de maio, o professor da Universidade de Berna, Dr. David Plüss, ministrará seminário intensivo de liturgia direcionado aos estudantes de graduação e de pós-graduação da Faculdades EST.
O seminário será realizado nas instalações do PPG/EST, das 14h às 17h30min, e contabilizará um crédito. Na quinta-feira, dia 9, às 19h30min, na sala 512, o professor Plüss fará uma palestra pública sobre Liturgia e Perfomance. O público externo presente será certificado pela EST como curso de extensão, sendo que as inscrições podem ser realizadas diretamente na Secretaria Acadêmica.
Professor de Liturgia e Homilética na EST, Júlio Adam esclarece que a comunicação verbal representa um elemento constituinte da liturgia, mas não o único a ser zelado. Para além da pregação, existe o âmbito não verbal envolvido na liturgia e que engloba os símbolos, os gestos, os ritos, os cantos e a música. Esses elementos são tão ou até mais relevantes do que a comunicação verbal, na medida em que envolvem o ser de forma integral, instigando não apenas o seu lado objetivo e racional, mas sentimental e sensível.
Um dos principais objetivos do seminário será compreender o culto como evento simultaneamente discursivo e ritualístico, dando a conhecer modelos performativos e baseados nas teorias do ritual que poderiam ser utilizados no culto.
Confira abaixo o programa completo da visita do professor David Plüss à EST.
06/05 - Segunda-feira: A teologia da performance
Teses sobre a teologia e a performance do culto protestante (incluindo a prédica por ocasião da dedicação da igreja de Torgau).
Literatura: Suhr 1996; Meyer-Blanck 1997; Meyer-Blanck 2001, 29-39; Plüss 2011.
07/05 - Terça-feira: A encenação de textos bíblicos
A Bíblia com livro litúrgico; dos cenários dos textos aos textos como encenação litúrgica.
Literatura: Plüss 2011; Plüss 2012b; Nicol und Deeg 2012
08/05 - Quarta-feira: Oração e bênção
Oração como gesto básico da fé e da liturgia; a bênção e o abençoar como ato performativo
09/05 - Quinta-feira: Teoria da performance e do ritual
Mimesis litúrgica (Gebauer und Wulf 1998); Liminaridade e Communitas (Turner 1998); Performance litúrgica (Fischer-Lichte 2004; Plüss 2012a).
10/05 - Sexta-feira: O/a liturgo/a e o/a pregador/a no papel de diretor/a e ator/atriz autênticos/as.
O corpo litúrgico (Friedrich 2001); Presença litúrgica (Kabel 2002).