No dia 25 de Maio de 2022, o Coral Missão de Deus completou cinco anos de existência formal. Antes já havíamos ensaiado algumas vezes com o nosso regente, Vitor Italiani Roveri, mas a criação oficial, com ensaios quinzenais, deu-se em 25 de Maio de 2017, com o apoio do então presidente Jürgen Heuser e de Dieison Gross Ferreira, que, à época, realizava aqui na região, o seu Período Prático de Habilitação ao Ministério-PPHM.
Procurando imprimir uma reflexão à comemoração de cinco anos de atividades, enviamos aos coralistas, a seguinte pergunta: “O que o Coral Missão de Deus” significa para você?”
As respostas focaram-se em três sentidos: 1) a alegria e o bem estar que o canto e a música proporcionam tanto aos que executam como aos que ouvem; 2) a comunhão entre os participantes e a comunhão com Deus; e 3) a oportunidade de louvar e orar por meio da música.
Quem se referiu à alegria, mencionou o bem que a música cantada por um Coral faz à comunidade e aos próprios coralistas. Afinal, o ditado “quem canta seus males espanta” expressa com simplicidade essa alegria e o bem estar até terapêutico trazidos pela música. Ainda com este foco, foi mencionado o privilégio de se poder usar a própria voz nessa causa de Missão e de Arte.
Quem mencionou a Comunhão, o fez em dois sentidos. O cantar junto proporciona essa experiência de comunhão entre os coralistas, os irmãos e com Deus – experiência de Unidade. Já foi observado que, quando se alcança a harmonia dos sons, alcança-se também a harmonia dos corações que cantam juntos. O Coral Missão de Deus, ao realizar sua missão leva a palavra de Deus através da música.
E, finalmente, aprendemos que um Coral religioso, não se apresenta, pois o seu foco é Cristo e não os membros do Coral ou o Coral em si. Quando cantamos, não o fazemos para a nossa glória, mas para o Louvor e a Glória de Deus! E, quando as lágrimas de alegria ou de dor sufocam o nosso pensar e a nossa voz, e nos faltam as palavras para orar a Deus, os hinos preenchem esse espaço e essa necessidade de chegar a Deus em oração. Santo Agostinho até falou algo assim: “Quando oramos cantando, Deus ouve melhor!”
Agradecemos à CELVA, ao Pastor Felipe Milani que sempre nos apoiou, mas sobretudo a Deus, a oportunidade que temos de vivenciar a manifestação do Espírito Santo sobre este grupo!
Coral Missão de Deus