A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Arroio da Seca, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Arroio da Seca/RS, acolheu os delegados e as delegadas das Comunidades, os conselheiros e as conselheiras sinodais, Ministros, Ministras e convidados, para a 22ª Assembleia Sinodal. Reunidos sob a bênção de Deus, refletimos sobre a caminhada conjunta das Comunidades até o presente momento. Também fomos desafiados a olhar para o futuro do Sínodo na região do Vale do Taquari, especialmente para a comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, em 2017.
O tema da IECLB para o ano de 2015, “Igreja da Palavra – Chamad@s para Comunicar” inspirou e orientou os trabalhos da Assembleia. A Primeira Vice-Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Beatrice Genz, ressaltou em sua pregação a necessidade de vencermos a prática da polarização (contra ou a favor). A partir do lema de Lucas 24.17, “Sobre o que vocês estão conversando no caminho”, convidou para nos aproximarmos uns dos outros, ouvirmos e ajudarmos as pessoas que encontramos nos caminhos da vida na solução dos seus problemas reais. Confiante na presença orientadora de Deus, o salmista escreve: “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre” (Salmo 16.11)
O caderno de relatórios do Pastor Sinodal, das Paróquias e Setores de Trabalho revelou a diversidade e a riqueza da Missão de Deus em nosso Sínodo. As atividades no ano de 2014, contaram com a dedicação de membros, ministros e ministras engajados, que se sentem chamados a colaborar com a missão de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo em palavras e ações, especialmente nas áreas da evangelização, comunhão, diaconia, liturgia, formação e sustentabilidade.
A Assembleia acolheu como desafio e compromisso para o ano de 2016: 1) Fortalecer a unidade da Igreja, 2) Cuidar do bem da Igreja, 3) Missão e Evangelização, com destaque para a 6ª Ação Sinodal e o Culto Sinodal da Reforma, dia 20 de agosto de 2016, no Ginásio Poliesportivo da UNIVATES, 4) Comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, elaborando um calendário sinodal das ações da Reforma, em conjunto com as comunidades e paróquias, e promovendo uma ação entre amigos para custear essas iniciativas..
A caminho das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, cabe lembrar o versículo bíblico que levou Martim Lutero a redescobrir a alegria de testemunhar a fé em Jesus Cristo: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim.” (Romanos 1.17) Agora, estamos livres para o encontro com o próximo. A fé se torna ativa pelo amor. (Tiago 2.17)
Imigrante/RS, 7 de novembro de 2015.