Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - União Paroquial (UPSP)


Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
ID: 2429

Semente - Marcos 4.26-27 - P. Ernani Röpke - 28 de julho de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

28/07/2020

Semente

Maravilhoso estar conectado com você para orar!

Hoje o nosso tema é semente. Jesus diz no evangelho de Marcos 4.26 – 27: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente na terra. Ele dorme e acorda, de noite e de dia, e a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.

Aqui no púlpito, onde se prega a palavra de Deus, temos talhado em madeira uma pessoa que lança a semente. A Palavra de Deus é a semente. E o interessante é que o semeador não lança a semente para dentro do templo, mas para fora. Isso significa: Deus nos convida a ouvir a sua palavra e a semeá-la para dentro do mundo. E para exemplificar isso, lhes trago a história da velhinha e as sementes.

“Um homem morava numa cidade como São Paulo. Todos os dias ele viajava cinquenta minutos, de ônibus, para ir ao trabalho. No ponto seguinte ao dele entrava uma senhora, que procurava sempre sentar na janela. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena sempre se repetia. Um dia, curioso, o homem perguntou-lhe o que ela jogava pela janela.
– Jogo sementes! – respondeu ela.
– Sementes? Sementes de quê?
– De flores. É que eu olho para fora, e a estrada é tão vazia... Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!
– Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos... A senhora acha mesmo que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?
– Acho, meu filho. Mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
– Mesmo assim... demoram para crescer, precisam de água...
– Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva. E se eu não jogar as sementes, aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.
Dizendo isso, a velhinha virou-se para a janela e recomeçou seu “trabalho”. O homem desceu logo adiante, achando que a senhora estava meio “fora da casinha”.
O tempo passou...Um dia, no mesmo ônibus, o homem levou um susto ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada... Muitas flores... A paisagem estava toda colorida, linda. O homem lembrou-se da velhinha, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador.
– Sabes algo da velhinha das sementes? Pois é... Faleceu no mês passado.
O homem voltou para seu lugar e continuou olhando a paisagem florida. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho da velhinha? Ela faleceu e não pode ver essa beleza toda.”
Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança. No banco da frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada:
– Olha, papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada... Como se chamam aquelas flores?
Então o homem entendeu o que a velhinha tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a velhinha deveria estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas. No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso...” (Autor desconhecido)

Espalhe, como esta senhora, também a sua volta a semente da palavra de Deus. Com o seu celular, com um pequeno toque, você semeia e compartilha a semente da Palavra que faz germinar e florescer as flores do amor, da paz, da esperança, da justiça, da solidariedade, do perdão e da reconciliação. Você semeia o que dá um colorido, um novo ânimo, a esperança a vida em meio a todas as incertezas e angústias com a Covid-19. Amém.

Oração: Obrigado, Senhor, por nos presenteares com a tua palavra. Ela é semente que dá sentido e um colorido aos nossos vazios existenciais. Ela é semente que faz florescer o amor do teu Filho em nosso meio. Faça-nos hoje e sempre, por intermédio do teu Espírito Santo, semeadores da tua palavra. Amém.

Bênção: Que o Senhor te abençoe e proteja hoje e sempre. Amém. Um grande abraço!

MÍDIATECA
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br