Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - União Paroquial (UPSP)


Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
ID: 2429

Os benefícios do Perdão - Mateus 18.21-35 - P. Alberi Neumann - 10 de novembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

10/11/2020

 

Você sabia que perdoar alguém pode trazer uma série de benefícios para a sua saúde? Perdoar é sem dúvidas um dos maiores desafios e aprendizados da convivência humana.

Certa vez o discípulo Pedro e o Mestre Jesus conversaram sobre essa temática. Isso está registado em Mateus 18. 21-35. Conta-se que Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? 

Ao que Jesus respondeu: — Não, Pedro! — Você não deve perdoar apenas sete vezes, mas setenta e sete vezes. Em outras palavras, Jesus estava ensinando a Pedro e aos demais discípulos que na vida de fé não existe limite para o perdão. 

O evagelista Mateus narra ainda que Jesus continuou o seu ensinamento sobre o perdão contando uma linda parábola, a do Credor incompassivo. O sentido dela era dizer-lhes: Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês. O perdão que vocês gostariam de receber, cabe-lhes praticá-lo também. Perdoem como vocês querem ser perdoados. Tal como Deus os perdoou, perdoem também. 

Para encerrar, partilho com vocês 03 motivações para perdoarmos:
1) Perdoemos porque é vontade e ensinamento de Deus. Ele nos perdoou primeiro e mostrou como fazê-lo em Jesus Cristo. Assim, nosso ponto de partida para o perdão está baseado no amor e na misericórdia de Deus. E os que conhecessem esse amor e misericórdia são chamados a agir segundo esses princípios. 

2) Perdoemos, pois perdoar nos ajudará a manter a saúde física e mental. Um número cada vez maior de pesquisas indica que o perdão, proporciona uma série de benefícios à saúde. Nos deixa menos nervosos, nos ajuda a dormir melhor, a não elevar os batimentos cardíacos e a pressão arterial; nos ajuda a nos proteger do estresse, da raiva e da depressão; e inclusive ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

3) Perdoemos, pois não há como viver sem errar. Errar é humano. Eu vou errar com vocês e vocês comigo! O perdão é o grande antídoto para a raiva e a violência; e ajuda a manter sadias as relações com as pessoas a nossa volta. Quantas pessoas já foram agredidas e mortas porque não se exercitou o perdão?

Reflitamos sobre isso! Que nunca nos falte sabedoria e coragem para perdoar! Sem perdão, a vida e as relações adoecem.

Oremos: Senhor, misericordioso Pai celestial! Volta os teus olhos para nós, para que experimentemos a tua proximidade em nossa vida. Dá-nos a conhecer a tua Palavra que cria e mantém a nossa fé. Liberta-nos para uma vida que te louva com palavras e ações. Ouve-nos através de Jesus Cristo, o qual contigo e com o Espírito Santo, conduz nossa vida para a prática do perdão e do amor. Todo Poderoso Deus, tu és o início e o fim, de eternidade a eternidade. Amém.  

MÍDIATECA
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br