Igreja Evangélica Luterana de São Paulo - União Paroquial (UPSP)


Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
ID: 2429

O valor de um elogio - Apocalipse 3.7-13 - Pastor Alberi Neumann - 14 de julho de 2020

13/07/2020

 

Saudação: Que a graça, a paz e o amor de Deus sejam todos e todas nós. Amém.

Você tem o hábito de elogiar pessoas?

Vamos refletir sobre isso hoje.

No livro de Apocalipse 3. 10, lemos:
''Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra.'' (V. 10)

Quem foi a última pessoa que você elogiou? Elogiar é uma atitude de reconhecer o que o outro faz de bom, ou algo bom em si mesmo. É uma ação simples, que gera vários benefícios, como: valoriza o esforço realizado, ajuda a aliviar o peso das dificuldades, encoraja a seguir adiante, fortalece as qualidades. O elogio é fundamental em todos os ambientes: na família, no trabalho, na igreja, na empresa, nas amizades, nos estudos. O clima e o rendimento podem ser muito melhores quando pessoas são elogiadas pelo seu bom desempenho e boas ações realizadas. Cabe, no entanto, o cuidado de se fazer elogios na medida certa, sem incorrer no erro da bajulação ou de banalizá-los.

A Igreja de Filadélfia recebe um elogio muito grande: “Vocês têm obedecido à minha ordem”. Como consequência, recebe também uma promessa: “... e por isso eu os protegerei no tempo da aflição”.

O Apocalipse de João foi escrito num contexto de perseguição às pessoas cristãs em todo o Império Romano. O principal motivo da perseguição era a negativa dos/as cristãos/as em adorar o imperador como Senhor e prestar culto a ele. Para esses/as cristãos/ as perseguidos/as, receptores/as deste texto bíblico, o elogio trouxe um estímulo a mais para perseverarem nas dificuldades, e foi encorajamento para seguirem combatendo as forças do mal, fiéis à fé no Cristo ressurreto. Amém.

Oração: Santo Deus, nós te agradecemos por tua Palavra que encoraja, anima e fortalece, especialmente nos momentos mais difíceis da vida. Constantemente, ela tem nos estimulado a seguirmos firmes e perseverantes no testemunho da fé. Amém.

Bênção
Que a bênção do Triúno Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça conosco. Amém.
 

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br