Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teófilo Otoni - CETO

Sínodo Sudeste



Rua Capitão Leonardo , 217 - Grão Pará
CEP 39800-144 - Teófilo Otoni /MG - Brasil
Telefone(s): (33) 3521-3141 | (33) 8749-8655
ceto.ieclb@luteranos.com.br
ID: 366

Prédica Pentecostes Vai e Vem 2014

Das portas fechadas às rotatórias das viDas

08/06/2014

Pregação no CULTO DE PENTECOSTES – CETO – Internato Rural - 08/06/14

LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DE MISSÃO VAI E VEM DA IECLB

(Junto ao altar, ao lado do púlpito, está colocada desde o início do culto, uma porta – fechada, com marcos, possível de ser aberta durante a pregação)

(Atualmente:) Não sei se vocês também fazem esta experiência como pais/mães: Como é difícil tirar nossos/as filhos/as (adolescentes/jovens) do quarto, quando eles estão lá a portas fechadas. Quem dos jovens aqui já recebeu, estando no quarto, um “msn” da mãe escrito e enviado da cozinha, em letras maiúsculas: “VEM ALMOÇAR” ou “O almoço tá pronto!”
Não estamos aqui fazendo julgamento desta situação, mas só constatando que ESTAMOS TODOS/AS, CADA VEZ MAIS, ATRAZ DA PORTA, DO LADO DE DENTRO, TRANCADOS. Não há nada de errado em casais fechar a porta do quarto para terem sua intimidade. Até as crianças na hora de brincar gostam também de ter sua privacidade e “à portas trancadas” estar no quarto brincando de casinha, de mamãe e papai, mamãe e filhinha. Até cristãos reunidos nas igrejas gostam de estar às portas fechadas para ter sua intimidade com Deus (hoje até são modernas as igrejas com porta de vidro). Então meus queridos jovens. Vocês não são os únicos. Vocês não são as únicas vítimas deste mundo individualista, internista, “umbiguista” em que vivemos. Quantas vezes eu ouvi a mãe do meu filho (minha esposa!!!) dizer pra ele: “Abre a porta, meu filho, sai deste quarto, e vai brincar, vai pra rua, vai andar de bicicleta, vai na casa do “fulaninho”!!! Até que ele sai do quarto com os olhos vermelhos e pequenininhos de tanto ficar computador!!!
PENTECOSTES é dia de Deus dizer: “Sai de dentro deste templo, meu filho/minha filha, vai pra fora, vai viver tua fé, vai pelas rotatórias e vias de comunhão e vias de missão!
Vamos curvar nossas cabeças e orarmos aquela saudação apostólica de Paulo. Repitam comigo: “Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo/ o amor de Deus o Pai/ e a comunhão do Espírito Santo/ estejam conosco/no pregar da Palavra/ no ouvi-la/ e no testemunhá-la./Amém.

(Biblicamente:) João 20.19-23 nos mostra que a ação do Espírito Santo é muito mais ampla e abrangente do que apenas o relato de Atos 2.1-11. O VENTO SOPRA ONDE QUER! E esta aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos no domingo de Páscoa comprova que a ação do Espírito Santo está diretamente relacionada ao Cristo ressuscitado. SEM RESSUREIÇÃO NÃO HÁ PENTECOSTES! E SEM O SOPRO DO JESUS RESSUSCITADO NÃO HÁ IGREJA.
Vejam a plasticidade deste relato bíblico. Os discípulos, naquele domingo de tarde, “jogando vídeo-game no quarto” (opa, não, não...) Os discípulos, naquele domingo de tarde na sala da casa assistindo TV (não, não...me enganei). “Os discípulos, naquele domingo de tarde, reunidos de PORTAS TRANCADAS COM MEDO” (v. 19).
PERTUBADOS com os últimos acontecimentos da paixão...
DE LUTO...
SEM ESPERANÇA...
SEM PAZ...
Aquele desfecho trágico do PROJETO DE JESUS COM OS SEUS DISCÍPULOS LEVA AQUELES 10 DISCÍPULOS (faltam Judas e Tomé) A SE TRANCAREM. O medo é o sentimento que os reúne ali. Medo é a palavra de ordem aqui. E nesta situação, Jesus ressuscitado veio e pôs-se no meio deles. Jesus (talvez) atravessou aquela PORTA TRANCADA. E mostrando as suas mãos furadas e o seu lado “transpassado” TRANSFORMA AQUELE AMBIENTE DE MEDO EM UM AMBIENTE DE PAZ!!!
“- Que a paz seja com vocês!” é aqui muito mais do que “- Bom dia”, “- Boa tarde!” ou “- Boa noite!”. É Shalom: é sentimento, é desejo, é realidade, é vida que vai muito além de um desejo apenas. Shalom é manifestação de algo novo, concreto, uma nova revelação, um novo início que se manifesta por meio da RESSUREIÇÃO. A PORTA SE ABRE!
(abrir a porta, e em seu interior estará preso um cartaz da campanha VAI E VEM.)
Jesus não vem para recriminar os discípulos que estão ali de porta fechada, com medo (também não estamos aqui recriminando os games, celulares, computadores, ou a TV). Mas Jesus vem para oferecer algo novo:
A PAZ, EM TROCA DO MEDO!
A ALEGRIA, EM TROCA DA TRISTEZA!
O CONSOLO EM TROCA DO LUTO!
A ESPEERANÇA EM TROCA DO DESESPERO!
A FÉ EM TROCA DA INCREDULIDADE E DÚVIDA!
A MISSÃO EM TROCA DA OBCURIDÃO OU ESCURIDÃO!

(Concretamente I:) Eu sou filho (espiritual) de um período de re-evangelização (americanizada) de luteranos brasileiros. Ela chegou na IECLB na década de (19)60. Meus pais como luteranos nominais e frequentadores “assíduos” da igreja (na Páscoa e no Natal) passaram por uma experiência de “conversão” e isto refletiu na vida deles e na educação de seus dois filhos. Desde pequeno eu aprendi a cantar assim:
A porta é uma só, porém dois lados há, dentro e fora você a onde está?
A porta é uma só, porém dois lados há, eu já estou dentro, você a onde está?
E por causa desta “Pregação” (legítima a seu tempo) – mas restrita – levou muitas pessoas a serem vocacionadas a uma vivência cristã ativa bem como levou meu irmão e eu ao chamado para o ministério pastoral. Hoje tenho convicção e convido a que cantamos assim:
A porta é uma só porém dois lados há, venha pra fora, comigo missionar!
Constato que esta é a teologia que tem prosperado e que prepondera por muitos anos no mundo evangélico brasileiro. E talvez neste domingo de PENTECOSTES seja o momento para a gente tomar uma decisão e sair de dentro de nossa porta/clausura espiritual e ir às VIAS DE FATO de comunhão/de ação pela VIDA. Mas também talvez neste domingo de PENTECOSTES seja uma oportunidade de a gente como IECLB assumir a carta de João à igreja de LAODICÉIA como uma carta para nós. Deixar-se desafiar (SEM JULGAR NINGUÉM) por esta carta do Apocalipse que diz assim:
“Ao Anjo da Igreja de Laodicéia! Ao anjo da Igreja de Teófilo Otoni! Ao anjo da Igreja de Serra dos Aimorés! Ao anjo da Igreja de Teixeira de Freitas! = LER APOCALIPSE 3.14 a 16 + 20.
O tempo, o culto, é lugar de buscar, A PORTAS FECHADAS se for o caso, a COMUNHÃO DA PALAVRA e a COMUNHÃO DA CEIA. Depois disto é RUA, é MISSÃO.
(Concretamente II:) O texto de João 20.19-23 pode ser dividido em duas partes, baseados nas duas palavras de desejo de PAZ de JESUS. A primeira nós já destacamos (v.19-20). A segunda parte é quando Jesus diz: (v.21-23) “- Que a paz esteja com vocês! Assim com o Pai me enviou, eu também envio vocês”. PENTECOSTES TRAZ PAZ! UMA PAZ QUE DEVER SER PARTILHADA.
Esta saudação não é só formalidade. Ela está apontando para aquilo que a ressureição começa a gerar na comunidade dos discípulos. Por isso JESUS REPETE A SAUDAÇÃO. Essa PAZ é a PAZ que o mundo não pode dar (João 14.27). É PAZ/perdão, alcançada por Jesus na CRUZ. Essa PAZ/JESUS é a base de tudo. Por causa desta paz Jesus veio ao mundo enviado pelo PAI. Por causa dela JESUS enfrentou a CRUZ. Por causa dela DEUS RESSUSCITOU JESUS. Por causa dela JESUS ESTÁ ALÍ E ENVIA OS DISCÍPULOS. A igreja nasce e cresce por causa desta PAZ. Esta PAZ é a base da nova comunhão, da nova relação, da nova revelação, da nova missão. DA PORTA FECHADA PARA A ROTATÓRIA

(levantar e colocar na outra extremidade do altar uma placa de trânsito contendo a ADVERTÊNCIA DE INTERSEÇÃO EM CÍRCULO = ROTATÓRIA - cf. consta no cartaz da Campanha Vai e Vem).
Do medo a portas fechadas para o SOPRO que nos leva às RUAS, às VISAS DE COMUNHÃO, para as ROTATÓRIAS DA VIDA, DE NOSSO TEMPO, DE NOSSAS CIDADES.
Na sinalização de trânsito existem placas de regulamentação; placas de serviços auxiliares, placas educativas, placas de serviços de transporte; placas de obras; placas de fiscalização eletrônica e PLACAS DE ADVERTÊNCIA. E esta é uma PLACA DE ADVERTÊNCIA SOBRE INTERSEÇÃO EM CÍRCULO. “Adverte ao condutor de veículo da existência, adiante, de uma interseção em círculo (rotatória) na qual a circulação é feita no sentido anti-horário.” (A12)
“A sinalização de advertência tem por finalidade alertar os usuários da via sobre condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.” E hoje está muito perigoso andar pelos caminhos do cuidado; hoje está muito perigoso criar vínculos; hoje está muito perigoso ser e marcar presença na vida de pessoas... de instituições; está muito perigos andar pelos caminhos da GRATIDÃO, DO PERDÃO, DA PAZ...
Talvez por isso tantos cristãos de hoje se trancam nas igrejas para LOUVAR, para se EMOCIONAR. Estão também com MEDO e buscam espantar este MEDO com emoções passageiras. O verdadeiro SOPRO DO ESPÍRTO SANTO não faz o crente cair no chão, mas sim SAIR DAS SUAS PORTAS FECHADAS PARA AS INTERCESSÕES DA VIDA, DA CIDADE, DO MUNDO.
“Por que Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu filho ao mundo “(Jo 3.16)
Por isso, a grande chamada evangelística do momento, o grande desafio pastoral/evangélico de nossos dias é o que se tem chamado de RE-EVANGELIZAÇÃO DOS CRENTES. Nas Igrejas cristãs de hoje não há mais preponderância de “cristãos convertidos”, mas sim de “cristãos convencidos”... e o pior, à PORTAS FECHADAS pela arrogância evangélica de acharem-se os melhores, os crentes, as igrejas verdadeiras, perfeitas. A IECLB não está fora deste contexto e desta ameaça que paira sobre o cristianismo brasileiro. Por isso mesmo lança hoje em nível nacional a 7ª edição da CAMPANHA NACIONAL DE MISSÃO VAI E VEM – EM MISSÃO PELA PAZ. Esta campanha tornou-se sinônimo de mobilização, solidariedade e unidade da IECLB. De norte a sul, de leste a oeste! É neste espírito que partimos para a 7ª edição da Vai e Vem: EM MISSÃO PELA PAZ. São 4 palavras que vão para os 4 cantos de nosso país: GRATIDÃO, PRESENÇA, VINCULO, CUIDADO. A figura da rotatória é a metáfora escolhida para representar esse ir e vir da nossa igreja. Dentro do agito cotidiano as pessoas são convidadas a parar, olhar, pensar, refletir e agir com cuidado redobrado. E o mais importante é deixar-se guiar pelo Espírito de Deus, que é movimento que instiga a andar, buscar, ofertar e procurar a PAZ.
Vamos ler juntos o que está neste panfleto da VAI E VEM:
“Paz é consequência, paz é produto decorrente de atitudes, paz é objeto da nossa dedicação, da nossa oração. Orar implica em ação compatível, por isso a oração do Pai Nosso coloca, lado a lado, o pedido de perdão e a necessidade de perdoar. Igualmente, espera-se cuidado e favor da paz. Assim, orar pela paz demanda agir pela paz, em favor da paz.”
Saber qual direção seguir nem sempre é fácil. Por isso oramos para que:
Nossa oferta seja feita com gratidão...
Nossa oferta seja sinal do cuidado com a missão...
Nossa oferta promova vínculos...
Nossa oferta fortifique a presença da IECLB...

Oremos juntos então com o poeta:
VEM, ESPÍRITO DE DEUS/ VEM NOS CONSOLAR/ DA-NOS TUA FORÇA/ VEM REVIGORAR/
DÁ CLAREZA PARA NOSSA CAMINHDA/
ILUMINA NOSSA MENTE COM A LUZ/
QUE INDICA O ALVO CERTO DESTA ESTRADA/
E AO MUNDO NOVO COM CERTEZA NOS CONDUZ/ AMÉM.

Evandro Meurer
 


Autor(a): P. Evandro Meurer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Teófilo Otoni (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 28559

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br