O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz. Provérbios 14.21
Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ( IECLB ) propôs para o ano de 2002 o estudo, o envolvimento e o engajamento com o tema : Mãos à obra. Foi escolhido 1 João 4.19 como lema: Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Nossas mãos à obra são resposta de amor ao amor de Deus. O cartaz do tema traz duas mãos amassando um pão. Ele sugere ações de amor com as nossas mãos, de partilha com o próximo, de superação da fome e de solidariedade com o pobre.
Nós também estudamos o tema durante o ano nas nossas comunidades. Estudamos o mesmo no grupo de estudo bíblico, na reunião do Conselho Paroquial, nos encontros de jovens e mulheres, nos cultos das crianças. O tema também foi assunto de pregação em culto. Houve também ações concretas comunitárias e pessoais como fruto deste estudo. Está terminando o ano. Vamos também concluir este tema. Já está proposto um outro tema para 2003: O mundo tem salvação.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ( IECLB ) para marcar este tema em 2002 propõe um Dia de Mãos à obra. Foi marcado um fim de semana a nível nacional: 07 e 08 de dezembro de 2002. Nós queremos acompanhar esta celebração nacional com muita alegria e disposição. Por isso, propomos as seguintes atividades para todos os membros. Vamos nos reunir todos no dia 07 de dezembro de 2002 às 19:30 horas, sábado de noite, para este culto especial. Convidamos todas as famílias para que tragam dois ou mais pães para o culto. Podemos confeccionar estes pães do jeito como sempre fizemos. Vamos mostrar a nossa diversidade também na fabricação dos pães caseiros. Vamos trazer estes pães para o culto. Vamos colocá-los no altar durante o nosso culto. Vamos orar pela superação da fome em todos os sentidos: superação da fome por pão, superação da fome por Deus, superação da fome pela vida, superação da fome pela paz e justiça. No domingo de manhã vamos nos reunir na igreja às 8:30 horas. Vamos nos dividir em três grupos e visitar famílias carentes nos bairros Jardim Vitória, Jardim Itororó e Canjica. Nós vamos contatar previamente as famílias. Vamos conversar com as famílias, orar com as mesmas ( podem usar para tal as mensagens para este dia no Castelo Forte ou no Semente de Esperança ) e deixar-lhes um ou mais pães como sinal de nossa solidariedade. Assim, vamos contribuir para um Natal de amor e paz, sem fome e sem violência.
Venha, caro irmão e irmã em Cristo, participar conosco desta ação de solidariedade e amor. Vamos alegrar o nosso natal, mas sobretudo, o natal de irmãos e irmãs carentes e necessitados.
Pastor Ivo Schoenherr (Cuiabá / Mato Grosso)