Tema e Lema da IECLB para o ano de 2012
P. Dr. Nestor Friedrich
Tema: COMUNIDADE JOVEM — IGREJA VIVA
Lema: ANTES QUE EU TE FORMASSE NO VENTRE, TE CONHECI. (Jeremias 1.5)
O acento do Tema/Lema de 2012, portanto, é a juventude no contexto da comunidade cristã. Jovens e comunidade complementam-se, na medida em que um desafia o outro a qualificar a fé. Aqui entra a palavra de Jesus sobre a sabedoria de construir a casa na rocha (Mt 7.24). Jovens que constroem sua identidade convivendo numa comunidade cristã adquirem uma compreensão mais sólida da fé e da cidadania. A partir dos desafios da convivência comunitária, compreendem melhor a dimensão bíblica do respeito e do amor de uns para com os outros. Comunidade cristã que tem ouvidos para todos seus integrantes, inclusive para as gerações jovens, encara com mais sabedoria os desafios do presente e constrói bases mais sólidas para o futuro.
O Lema dá dimensão a essas construções. Antes mesmo da fundação da comunidade ou do jovem ter nascido, Deus já os conhecia a fundo. Ele convida jovens e comunidade a se guiarem por sua Palavra e a se manterem conscientes de sua presença em todos os tempos e em todos os momentos. Ele abraça a todos e todas com sua graça para, com liberdade, cuidarem da Sua criação.
Em 2012, jovens recebem um convite especial para ocuparem seu lugar na comunidade. O Tema do Ano quer aprofundar a consciência de ser e viver comunidade evangélica de confissão luterana, onde todas as gerações são igualmente importantes: crianças, jovens, adultos, idosos. O Tema desafia jovens e todas as instâncias da Igreja para a construção conjunta de novos espaços de participação e convida o jovem a conhecer os espaços já existentes.
2012, portanto, é oportunidade para a própria comunidade avaliar o que é ser jovem e não parar no tempo. Renovar-se constantemente, para continuar a ser lugar para todos e todas: crianças, jovens, adultos, idosos. Essa renovação tem como pedra fundamental o próprio Cristo.
Comunidade jovem acolhe o jovem sem querer moldá-lo. Respeita a sua noção de tempo. Ajuda-o a entender o tempo das gerações e que a vida vai muito além da tecnologia. Ajuda-o a compreender que a virtualidade, além de o manter conectado com o coletivo, também pode conduzi-lo ao isolamento e à dependência.
Comunidade jovem protege o jovem. Mostra os valores que defende, a fim de servir de guia para a construção da identidade dos seus integrantes jovens e dá a eles parâmetros para lidar com os riscos a que estão expostos na sociedade atual e com as adversidades da vida, como drogas, violência, sexualidade, obesidade, fragilidade dos relacionamentos.
Comunidade jovem ajuda o jovem a encarar a realidade e a enxergar as suas potencialidades através da confessionalidade. Não vende ao jovem uma religiosidade que serve de meio de fuga da realidade. Pelo contrário, mostra-lhe a abrangência da graça de Deus e como ela o pode ajudar a lidar com sua ansiedade e seus medos. A comunidade de confissão luterana tem valores confessionais que servem de parâmetro ao jovem na construção de sua identidade.
Comunidade jovem tem espaço para a tradição, ao mesmo tempo em que cria espaços para a inovação. Não impõe modelos, dialoga. A base do seu diálogo são os fundamentos confessionais, que não mudam na sua essência, apenas recebem releituras conforme o contexto vivenciado.
Deus valoriza o jovem, bem como a comunidade jovem, e os faz coparticipantes de sua missão. Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas. (2 Co 2, 14b).
O autor é Pastor Presidente da IECLB
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012