Subsídio Litúrgico
TEMA DO ANO 2016
Dia previsto para o lançamento do Tema do Ano
Na IECLB, temos a prática de apresentar o novo Tema do Ano no Primeiro Domingo do Advento, ou seja, no início do ano eclesiástico.
Momento no culto
O presente subsídio litúrgico de lançamento do Tema do Ano 2016 e do seu cartaz será inserido no culto do dia 29/11/2015, no final dos Avisos, antes da Bênção e do Envio.
Preparo
- Reunir um grupo de jovens e planejar com ele esta proposta.
- Ler o texto-base do Tema do Ano 2016 e apresentar as principais ideias para o grupo.
- O Tema do Ano 2016 vem acompanhado de três subtemas: A salvação não está à venda; As pessoas não estão à venda; A natureza não está à venda. A ideia é que se prepare um ou dois cartazes para cada frase. O formato dos cartazes fica por conta da criatividade de cada grupo.
- Como de praxe, o Tema vem acompanhado de um lema bíblico. Para o Tema do Ano 2016, o Lema é Buscai o bem e não o mal (Am 5.14a). Preparem mãos recortadas em papel cartolina de cores diversas, a exemplo do cartaz, e escrevam: Pela graça de Deus, livres para cuidar – Buscai o bem e não o mal (Am 5.14a).
- No momento dos Avisos, o grupo de jovens se prepara, à entrada do templo, para o momento da sua participação. O grupo espera o ministro ou a ministra iniciar a apresentação do Tema do Ano e entra no momento combinado, conforme indicado abaixo.
- O novo cartaz do Tema do Ano também é levado (enrolado) por uma pessoa jovem e no momento oportuno será aberto e apresentado à comunidade.
Apresentação do Tema do Ano 2016
No culto, no final dos Avisos
Passo a passo
L. Prezada comunidade, para cada ano, a IECLB propõe um Tema do Ano, o qual é acompanhado de um lema bíblico.
Como início do Ano da Igreja, o Primeiro Domingo de Advento é escolhido para conhecermos o novo tema do ano e o seu cartaz. Vamos relembrar o Tema que nos acompanhou este ano de 2015, do qual agora nos despedimos: Igreja da Palavra: chamad@s a comunicar. E o lema: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?
A Palavra de Deus, a qual somos chamad@s a comunicar, continuará a nos acompanhar através do novo Tema da Igreja, agora sob um novo enfoque. Qual será este enfoque? Sobre o que vamos conversar pelo caminho?
(Neste momento, a fala do ministro ou da ministra é interrompida pelas vozes que vêm da entrada da igreja. O grupo de jovens entra pelo corredor com os cartazes, em som de protesto. Em conjunto, repetem, uma frase por vez, cada subtema: “ a salvação não está à venda”, “a salvação não está à venda” , “a salvação não está à venda”. Em seguida, repetem a segunda frase, por três vezes e, por fim, a terceira frase. O grupo se para à frente da comunidade com os cartazes levantados para que a comunidade possa ler.)
L. (quase interrompendo a fala do grupo de jovens) Isto nos parece um protesto. Mas, pelo que vocês estão protestando?
Grupo de jovens (responde com cada frase, uma por vez): A salvação não está à venda; As pessoas não estão à venda; A natureza não está à venda.
L. (olhando com ar de surpresa para o grupo e, em seguida, para a comunidade, diz:)
Como protestantes, herdeiros e herdeiras do movimento da Reforma, é justo fazermos este protesto. É justo erguermos a nossa voz e defendermos esta causa que esse grupo de jovens está representando.
L. Prezada comunidade: O Tema do Ano de 2016 nos motiva a refletir sobre as temáticas aqui defendidas por este grupo de jovens. Estas frases vão acompanhar o Tema do Ano de 2016 e nos ajudarão a refletir sobre esses assuntos tão relevantes do mundo atual.
L. Convido vocês a conhecerem o cartaz com o novo Tema do Ano (uma jovem e um jovem abrem o cartaz do Tema do Ano e o apresentam para a comunidade):
(Alguém lê) Pela graça de Deus, livres para cuidar.
L. Vamos receber o Tema do Ano 2016 e o seu cartaz com uma salva de palmas.
L. O Lema que acompanha o nosso Tema é de Amós 5.4a, que diz: Buscai o bem e não o mal!
L. O Tema do Ano de 2016 não foi escolhido por acaso. Ele nos convida a refletir sobre assuntos que são fundamentais para a nossa fé e que estão no centro da teologia luterana: salvação, graça e liberdade. Com este Tema, a IECLB quer se preparar para os festejos da grande celebração que as Igrejas Luteranas em todo o mundo realizarão em 2017, pelos 500 anos da Reforma. As frases que aqui foram apresentadas pelo grupo de jovens são subtemas que dizem respeito à ética, ou seja, aos valores que orientam a nossa vida, os nossos relacionamentos. Com este Tema do Ano teremos a oportunidade de aprofundá-los.
Grupo de jovens canta uma música relacionada ao Tema do Ano
Em seguida, os jovens e as jovens distribuem uma lembrança com o Tema e o Lema do ano.
Oração: Deus da graça e do amor: nós te agradecemos pela oportunidade que nos dás de receber um tema tão valioso para a nossa vida de fé. Dá-nos a iluminação do teu Santo Espírito para que possamos nos apropriar dessas temáticas, não só para o nosso conhecimento, mas para uma fé comprometida com o cuidado com as tuas cria-turas. Por Jesus, nosso Salvador! Amém.
Cat. Dra. Erli Mansk - Coordenadora de Liturgia