SUBSÍDIO LITÚRGICO:
CULTO DO TEMA DO ANO 2018
Cat. Dra. Erli Mansk
Observação: Esta liturgia não precisa necessariamente ser utilizada na íntegra. Molde a liturgia do culto tendo este subsídio como um recurso disponível.
Ambiente
Coloque uma mesinha, num lugar de destaque, à frente da comunidade, com objetos simbólicos, representando as três ordens da criação:
Igreja – uma Bíblia fechada, com a capa visível para a comunidade, e uma cruz pequena;
Economia – uma carteira, de pé, para fi car mais visível com um cartão de crédito, um pão e uma garrafa de suco de uva (o pão e o suco poderão ser utilizados na liturgia da Ceia);
Política – um exemplar da Constituição brasileira (se não tiver, pegue um livro qualquer e faça uma capa provisória, escrevendo sobre ele o título “Constituição brasileira”) e um título eleitoral. Arrume o exemplar da Constituição de modo que fique de pé com a página visível para a comunidade.
LITURGIA DE ENTRADA
Acolhida
A primeira palavra de uma acolhida, num culto, é de Deus. Inicie este culto com as seguintes palavras: “Eu sou o SENHOR, teu Deus. Assim Deus falou através de Moisés ao povo hebreu, depois de sair da escravidão do Egito. Neste ano, esta afi rmação – Eu sou o SENHOR, teu Deus – é o Lema da IECLB. Como ao povo hebreu, Deus está dizendo a nós, em 2018: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Em meio a nossas dúvidas e nossos medos, faz bem ouvir que o SENHOR é nosso Deus!”
Em seguida, dê as boas-vindas à comunidade. Informe a temática do culto, apontando para o cartaz do Tema do Ano. Mostre os objetos simbólicos que estão na mesinha, dizendo que eles expressam as três palavras do Tema do Ano, sem, contudo, explicar cada símbolo.
Hino de chegada
Saudação
Use a saudação apostólica ou o voto inicial ou outra fórmula que expresse que este culto se realiza em nome e na presença do trino Deus.
Confissão de pecados
Faça a confissão de pecados a partir da mesinha com os símbolos. Segure, a cada vez, um símbolo, mostrando-o para a comunidade e convidando-a a refletir sobre a situação de pecado em que vivemos, considerando os três âmbitos da nossa vida:
Igreja (segurar os símbolos referentes à Igreja ou solicitar que alguém da comunidade o faça).
Do reformador Martim Lutero aprendemos que Deus dirige a sua Palavra ao ser humano e espera dele uma resposta de gratidão. Para esta finalidade, Deus institui a Igreja. O pecado humano, porém, nos faz desviar-nos daquilo que Deus espera de nós. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.
Economia (segurar os símbolos referentes à Economia). Convide para refletir:
- Do reformador Martim Lutero aprendemos que a Economia foi instituída como a boa ordem de Deus para proporcionar o sustento da vida. O pecado humano, porém, transformou a Economia em um meio de exploração do ser humano, assim como das fontes de sustentação da vida, a natureza. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.
Política (segurar os símbolos referentes à Política).
- Do reformador Martim Lutero aprendemos que a Política foi instituída como uma boa ordem de Deus necessária para proteger a vida de cada pessoa. O pecado humano também fez da Política um meio de enriquecimento ilícito e corrupção. De que maneira este pecado se manifesta em nosso meio e em nosso agir? Convide para uma confissão silenciosa.
Anúncio da graça
Lemos no Salmo 25.11: “por causa do teu nome, Senhor, perdoa-me graciosamente o meu pecado”. Em sua reflexão sobre este Salmo, Lutero diz que toda pessoa cristã que quiser se confessar deve depositar toda a sua confiança na promessa sobremodo misericordiosa de Deus e deve crer firmemente que o todo-poderoso Deus perdoará misericordiosamente o seu pecado (cf. OS 1, 234).
Pela graça de Deus, e não por nossos méritos, alcançamos o perdão e somos capazes de crer e confiar em Deus acima de todas as coisas (conforme o Primeiro Mandamento).
Hino
Gloria in excelsis
Lembre como Maria, no Magnificat (Lucas 1.46-55), louva e canta a sua alegria por aquilo que Deus faz: “levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos, com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora de mãos vazias” (vv. 51-53).
Canto
Gloria
Oração do Dia
(Encerre a Liturgia de Abertura com a Oração do Dia, fazendo referência ao tema do culto e preparando a comunidade para receber a Palavra de Deus, através das leituras bíblicas e da pregação.)
LITURGIA DA PALAVRA
Antigo Testamento
Êxodo 20.1-6
Canto intermediário
Evangelho
Lucas 1.46-55
Pregação
Como subsídio para a prédica, veja o texto-base do Tema do Ano. Se possível, utilize os objetos que estão na mesinha como elementos simbólicos para a pregação.
Confissão de fé
Oração Geral da Igreja
Lembre as áreas que caracterizam esta oração:
- Pelas responsabilidades da Igreja, por seus ministros e suas ministras, pelo apoio e empenho dos presbitérios, para que a palavra anunciada não perca a função de comunicar a vontade de Deus, motivando-nos para a resposta que Deus espera de nós.
- Pelas necessidades do país e do mundo e pelo compromisso das autoridades no âmbito da política, a fim de que sejam instrumentos de Deus para o bem-estar da humanidade;
- Pelas pessoas que sofrem qualquer tipo de provação ou necessidade.
LITURGIA DA CEIA
Preparo da mesa e Oração preparatória
Utilize, para a Ceia, o pão e o suco que estão na mesinha, lembrando que Deus vem a nós e faz uso dos alimentos das nossas mesas (elementos da nossa Economia!) para nos proporcionar comunhão, tornando-os dádivas de sua salvação.
Oração Eucarística
Prefácio
Dar graças a Deus porque podemos confiar nele inteiramente, de todo o coração, e esperar dele todo bem e nele nos refugiar em toda aflição e necessidade.
Anamnese
Lembrar que, em Jesus, Deus nos permite conhecer quem Ele verdadeiramente é: o Deus caracterizado por Maria, no Magnificat (Lucas 1.47ss.), um Deus que se lembra de sua humilde serva, faz grandes coisas (vv. 48-49), mostra a sua bondade a todas as pessoas que o temem (v. 50). Seu nome é santo (v. 49).
Narrativa da instituição
Epiclese: lembrar que a comunhão do Corpo de Cristo também se expressa em elementos da boa Economia criada e desejada por Deus e acontece pela ação do Espírito Santo que age em nós e entre nós.
Mementos
lembrar que Deus nos reúne em torno da grande mesa do banquete celestial para a festa do reino, com todas as pessoas que creram e confiaram nele acima de todas as coisas (1º Mandamento).
Doxologia de encerramento
Encerrar a oração com um grande louvor ao trino Deus que nos reúne na mesa da comunhão e nos dá o pão e a bebida da salvação em Cristo Jesus.
Gesto da paz
Na Economia do Jardim do Éden, filhos e filhas de Deus viveram a paz. Pela Sua Palavra, Deus não cansa de nos anunciar a sua paz e quer nos ver vivendo em paz. Para viver a paz, é decisivo saber que Deus nos perdoa e que nós podemos nos perdoar e viver a reconciliação com Deus e entre nós. Nesta fé, convide para a oração do Filho amado: Pai Nosso!
Fração
Hino
Cordeiro de Deus
Comunhão
Oração pós-comunhão
Dar graças a Deus por tudo o que acontece na mesa da comunhão por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.
LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos
Bênção
Como introdução à bênção, utilize o hino A paz nos queiras conceder ou a Bênção do caminhar
Encerre com a bênção aarônica.
Envio
Poslúdio
As ofertas do 1º Domingo de Advento são destinadas para a Obra Gustavo Adolfo (OGA).