O tema Missão de Deus – Nossa Paixão atende a orientação do Plano de Ação Missionária da IECLB, que afirma que Deus criou as pessoas a sua imagem e semelhança para serem suas colaboradoras na tarefa missionária. “No lugar em que vivemos, somos chamados a ser presença de Deus no mundo e dar testemunho de nossa fé e esperança. Apaixonados pela missão de Deus, conclamamos outras pessoas a integrarem ativamente a comunidade e a igualmente se deixarem apaixonar pela missão de Deus”, disse o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, no lançamento nacional do Tema e Lema do Ano 2009. O lançamento ocorreu na Comunidade Evangélica de Boa Esperança, filiada à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther, de Cruzeiro do Sul (RS), que na oportunidade comemorou o aniversário de 120 anos do seu templo.
O tema do ano é acompanhado de um lema bíblico que, em 2009, é 2 Coríntios 9.7: Deus ama quem oferta com alegria. “Com esse lema, o PAMI recebe o enfoque de sua sustentabilidade e também atendemos à decisão do Conselho da Igreja de se enfatizar na IECLB a reflexão sobre Fé, Gratidão e Compromisso”, lembrou o pastor presidente Altmann. De um lado, a IECLB confirma o seu compromisso com a Missão de Deus. De outro lado, ela indica a sua disposição para aprofundar a reflexão e o compromisso com a sustentabilidade da missão e a administração responsável dos bens e recursos que nos foram confiados por Deus, em seu amor por nós.
“Deus não aceita negociações do tipo ‘faço o bem para adquirir uma bênção futura’. Deus já fez tudo por nós. Quando ofertamos, temos consciência de que se trata de uma oferta de gratidão por tudo que já recebemos de Deus. Gratos a Deus, nos apaixonamos também por Sua missão no mundo, que inclui chamar mais pessoas para que se dêem conta do amor de Deus e participar de ações que buscam a justiça e a fraternidade”, disse ainda Altmann.
O domingo também ficou marcado com uma imagem de solenidade, gratidão e esperança nas pessoas que participaram da celebração de aniversário do templo de Linha Boa Esperança, município de Cruzeiro do Sul. Vários convidados falaram, mas talvez o momento mais marcante tenha sido quando Ingeburg Kreutzer von Fruehauf, neta do pastor atuante por ocasião da inauguração do templo, leu para uma comunidade atenta, 120 anos depois, um poema composto para a ocasião, ressaltando o valor da persistência e da fidelidade: “Vale a pena confiar em Deus e olhar para o futuro com esperança”, afirmou convicta. A neta do pastor Kreutzer é presbítera ativa engajada nos serviços da Comunidade Evangélica de Lajeado e, no âmbito do Sínodo Vale do Taquari, integra o Conselho Sinodal da Pessoa Idosa. No final da celebração, foi descerrada a placa comemorativa dos 120 anos.
Leia mais notícias sobre o Sínodo Vale do Taquari
no blog http://sinodotaquari.blogspot.com/
Colaborou pastor Leonídio Gaede
Fotos de: Leonídio Gaede