Missão e diaconia inspirarão as ações do Sínodo Vale do Itajaí nos próximos dois anos. Em uma força-tarefa, a organização está se reunindo, de forma virtual, para motivar as comunidades em suas atividades com as pessoas.. Ministros e ministras participaram de dois importantes momentos: no dia 09 de março com o 2º vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, P. Dr. Mauro Batista, num diálogo sobre diaconia; e no dia 13 de abril, com o P. Dr. Paulo Butzke, responsável pelo setor de publicações da Igreja e coordenador dos Temas do Ano, em uma expressiva reflexão sobre o Tema 2021 e seus desdobramentos práticos para dentro das comunidades.
Os presidentes e tesoureiros das paróquias também tiveram a oportunidade de conversar e interagir sobre estas temáticas, no dia 7 de abril. Na dinâmica estabelecida no encontro online fizeram uma avaliação sobre crises pessoais, para na sequência falarem sobre as oportunidades da vivência comunitária e de ações diaconais, como resposta ao Evangelho. A plenária virtual foi dividida em pequenos grupos, que conversaram também sobre os desafios administrativos nas comunidades do Sínodo.
No dia 12 de abril foi a vez de secretárias e secretários participarem da rodada de diálogo sobre o planejamento no Vale. O presidente Adelino Sasse enfatizou que o encontro foi uma oportunidade para as lideranças se conectarem com a igreja. Segundo ele, as pessoas que estão à frente das secretarias paroquiais são o primeiro contato dos membros. “Estamos empenhados em formar um grande grupo participativo na missão de nosso Sínodo”.
“Motivamos todas as lideranças sinodais para que juntos, em unidade, tenhamos uma direção e clareza da missão e diaconia”, afirmou o pastor sinodal Guilherme Lieven.