As Comunidades nas pequenas e grandes cidades são convidadas para dialogar com a cidade, interagir com os seus espaços de vida e morte, e criar vias de comunhão. Buscar a paz. Cidade é gente e muita gente. Não há no Brasil cidade sem gente e nem gente sem cidade.
Na Paróquia Centro de São Paulo, com o seu Templo situado à Avenida Rio Branco, 34, o Pastor Sinodal Guilherme Lieven e o Pastor Frederico Ludwig, pastor local, lançaram o tema - ViDas em Comunhão - e o lema do Ano 2014: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz”, Jr 29.7
A mensagem proclamada no culto, no Primeiro Domingo de Advento, em que as ofertas foram doadas à Obra Gustavo Adolfo que ajuda pequenas comunidades na IECLB, relacionou o tema do ano com as iniciativas da comunidade, que facilitam as vias de compromissos com a cidade na busca pela comunhão e pela paz. O Pastor Sinodal mencionou o trabalho diaconal da Paróquia com as pessoas de Rua da cidade, quando todas as sextas-feiras acolhe moradores de rua, oferece alimentação, proteção aos seus documentos originais e convida para um momento de culto. Referiu-se também às crianças da comunidades que visitam lar de idosas e idosos. E ressaltou a importância das iniciativas de diálogo da Paróquia com a cidade, ao abrir o seu templo para concertos às terças-feiras e acolher profissionais da música e corais em suas celebrações aos domingos. Lembrou que o tema do ano veio para incentivar que mais ações, propostas e programas sejam planejadas e realizadas, aproximando a vida de fé da comunidade com a realidade urbana, e permitindo que a vida da cidade e seus desafios interajam com a comunidade e sua missão.
As comunidades nas cidades conhecem os desafios da vida urbana. O tema do ano 2014 chega com motivação, visando prepará-las para aceitarem o convite da Palavra do Profeta Jeremias e buscar a paz na cidade, orar por ela e vivê-la.