A Paróquia São Mateus completou 44 anos de fundação no último dia 12 de março. Com a presença de alguns dos seus fundadores, ainda ativos no presbitério, a data foi lembrada em Culto Festivo no 1º Domingo na Quaresma. Com a participação das Crianças do Culto Infantil, no início do Culto, recordando o amor de Deus, toda a comunidade cantou “Deus te ama e eu te amo” e também o “Parabéns a você”.
O tema do ano – Paz na Criação de Deus – e o lema bíblico – Glória a Deus e Paz na Terra – foram inseridos em vários momentos do Culto através da Liturgia e através de projeções multimídia. A atualidade do tema, tendo por pano de fundo as tragédias asiáticas e o caos causado pelo alto volume de chuvas na região norte de Santa Catarina, trouxe motivação a muitas pessoas presentes a trabalhar o tema com profundidade e comprometimento em 2011. O lançamento do tema, portanto, foi acolhido com muita alegria e concretos sinais de comprometimento.
A Juventude Evangélica – JESMA – apresentou uma pantomima como motivação para a prédica proferida pelo Pastor Rolf Rieck. Tendo como texto base o de Gênesis 2.15-17, 3.1-7, o pregador apontou para a fraude humana que acontece quando o ser humano não respeita os limites que o Criador mesmo estabeleceu. Deus estabelece limites para o ser humano e, na busca de ser o que somente Deus pode ser, o ser humano tenta fraudar seu Criador. Desobedecer o Criador é ofender a criação. Infelizmente essa rebeldia faz parte do jogo de sedução de homem e mulher quando buscam superar seus limites, quando querem ser como Deus. Disse ainda o Pastor que o ser humano busca justificativas para suas fraudes com coisas “agradáveis aos olhos” e “boas de se comer”. Veja-se a tentação sofrida por Jesus: os argumentos satânicos eram muito bons, chegando a ser bíblicos, mas fora do contexto do amor de Deus e da Sua soberania. Lutero chama esse poder de diabólico; este poder do mal alimenta esta sedução. A sedução causa distanciamento da ordem original da criação. A distância que separa criatura e Criador recebe, porém, a obra da cruz como elemento de ligação. A cruz de Cristo é o elemento do compromisso e da esperança. O poder da cruz alimenta a certeza da liberdade. Disse o Pastor que, desta forma, a graça de Deus nos liberta para agirmos de maneira responsável em relação à criação. Que somos livres para fazer opções que preservam a boa criação de Deus em todos os sentidos. Lembrando do texto de Colossenses 1.13-15, reafirmou que Jesus é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criação, no qual temos a redenção. Ele, Jesus, nos motiva para o compromisso com esperança.
Neste Culto foram apresentados 16 adolescentes que farão sua confirmação de fé neste ano e de outros 23 adolescentes que estão iniciando o Ensino Confirmatório em 2011.
A Paróquia São Mateus é parte integrante da Comunidade Evangélica de Joinville e foi fundada no dia 12 de março de 1967. Esta localizada na área norte de Joinville (SC) abrangendo três populosos bairros e o campus universitário. A partir dela foi gerada, através de projeto missionário, a Paróquia Unida em Cristo e o Projeto Missão Criança no Bairro Paraíso. Hoje os projetos missionários da São Mateus compreendem a Missão Universitária – MiUni, o Conselho Missionário e o Curso Alpha.
O final de semana de festa foi marcado pela “Noite do Pastel” (dia 12) e pelo Churrasco Comunitário (dia 13).